E-REDES

Terms and Conditions

Termos e Condições de Utilização dos Canais Digitais

1. Objeto

Estes Termos e Condições de Utilização regulam o funcionamento do Portal E-REDES (disponível aqui, também designado como “Portal”) e da Aplicação E-REDES (cujo download pode ser efetuado através dos seguintes links aqui e aqui, também designado como “App”). Em conjunto, o Portal e a App serão referidos como “Canais Digitais”. Este documento visa informar o Utilizador sobre as condições aplicáveis à utilização dos Canais Digitais da E-REDES – Distribuição de Eletricidade, S.A., (doravante, “E-REDES”), com o número de pessoa coletiva 504 394 029 e com sede na Rua Camilo Castelo Branco, n.º 43, 1050-044 Lisboa.

O utilizador dos Canais Digitais (doravante, “Utilizador”) reconhece que para aceder, consultar e utilizar os Canais Digitais terá de aceitar os presentes Termos e Condições, garantindo que os compreendeu. Caso não concorde com os Termos e Condições, o Utilizador deve abster-se de usar os Canais Digitais.

Estes Termos e Condições devem ser lidos em conjunto com a Política de Privacidade e com a Política de Cookies (disponíveis aqui e aqui).

2. Alterações dos Termos e Condições

A E-REDES reserva-se o direito de, a qualquer momento, sem necessidade de aviso prévio e com efeitos imediatos, alterar, adicionar, atualizar ou eliminar, parcial ou totalmente, os presentes Termos e Condições. Assim, o Utilizador deve consultá-los periodicamente para confirmar se foram efetuadas quaisquer atualizações ou alterações.

3. Acesso aos Canais Digitais

O Utilizador pode aceder ao Portal e à App livremente, sem necessidade de registo.

3.1. Acesso ao Portal

No entanto, para usufruir de determinadas funcionalidades previstas no Portal, o Utilizador terá de aceder à Área Reservada.

Para aceder à Área Reservada, deve ser criado um perfil de Utilizador aqui fornecendo, no caso de se tratar de um cliente particular: o seu endereço de e-mail, número de identificação fiscal (NIF), nome, número de telemóvel; ou no caso de se tratar de um cliente empresarial: número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC), nome, morada, email e número de telemóvel. O Utilizador garante que os dados fornecidos são verdadeiros, exatos, atuais e autênticos, devendo mantê-los permanentemente atualizados. Após validação do registo, é enviado pela E-REDES um link para definição de password e ativação do acesso reservado.

3.2. Acesso à App

Tal como no Portal, para usufruir de determinadas funcionalidades previstas na App, o Utilizador terá de efetuar um registo.

O registo na App segue o mesmo procedimento definido para a Área Reservada dos Clientes acima descrito.

3.3. Acesso às Áreas Reservadas das Autarquias e dos Comercializadores

O registo de utilizador na Área Reservada das Autarquias e dos Comercializadores é realizado por um Gestor de Acessos da entidade. No caso da Área Reservada das Autarquias, deve ser fornecido o nome, identificação do utilizador, endereço de e-mail, morada (opcional), número de telemóvel, perfil, cargo (opcional), indicar se é gestor de acessos (sim/não) e interlocutor (sim/não). No caso da Área Reservada dos Comercializadores, deve ser fornecido o nome, identificação do utilizador, número de telemóvel (opcional), cargo/tema (opcional) e perfil. Em ambos os casos, após criação do registo do utilizador pelo Gestor de Acessos, é enviado pela E-REDES um link para o Utilizador para definição de password e ativação do acesso reservado.

Para aceder à Área Reservada das Autarquias, aqui, e dos Comercializadores, aqui, deve ser colocada a identificação de utilizador e password.

3.4. Dados de acesso e recuperação

Quanto aos dados de acesso à Áreas Reservadas, nomeadamente, o NIF, email, identificação de utilizador (aplicável, no Portal, à Área Reservada das Autarquias e dos Comercializadores) e a password, o Utilizador é responsável por manter a sua confidencialidade, não devendo divulgá-los a terceiros ou navegar em condições que permitam a sua descodificação e cópia por terceiros. Qualquer acesso e utilização da Área Reservada através das credenciais do Utilizador serão da sua exclusiva responsabilidade.

Se o Utilizador perder a sua password, pode recorrer ao botão “Recuperar password”, caso em que uma nova senha será gerada e enviada para o endereço de email, indicados na criação da Área Reservada. O utilizador deverá utilizar uma password única para proteger o seu acesso à Área Reservada que não deve corresponder a nenhuma password utilizada para acesso em websites terceiros.

4. Utilização dos Canais Digitais (Portal e App)

A utilização do Portal e da App depende do uso de um dispositivo compatível e de acesso à internet. A E-REDES não é responsável por qualquer dificuldade de acesso à internet ou pela indisponibilidade do Portal e da App.

O Utilizador compromete-se, na utilização do Portal e da App, a respeitar todos os direitos de terceiros, nomeadamente, não enviando conteúdo ilegal, falso, enganoso, ameaçador, maldoso, abusivo, difamatório, injurioso, invasivo da privacidade, racial, ética ou moralmente condenável, prejudicial ou atentatório da dignidade das pessoas.

Na utilização do Portal e da App, o Utilizador deve ser responsável e cuidadoso, não perturbando ou degradando a continuidade, integridade e qualidade dos recursos e funcionalidades do mesmo.

O Utilizador deve abster-se de utilizar o Portal e a App para disponibilizar ou transmitir qualquer tipo de material que contenha ou possa conter vírus, worms, defeitos, cavalos de Troia ou outro item, ou códigos informáticos, ficheiros ou programas que possam interromper, destruir, limitar a funcionalidade ou explorar qualquer vulnerabilidade informática do Portal e App, de qualquer equipamento ou sistema informático ou equipamento de comunicações.

A E-REDES não será responsabilizada por danos causados por vírus, ou outros materiais tecnologicamente danosos que possam infetar o seu computador, dispositivos móveis, software ou outro material em resultado da utilização do Portal e da App ou outros acedidos a partir deste.

4.1. Procedimentos de utilização da área reservada

O Utilizador pode, ainda que não esteja registado, utilizar alguns dos serviços disponíveis no Portal e na App. No entanto, há serviços que dependem de registo e de acesso à Área Reservada do Utilizador, disponível no Portal e na App. Para estes, o Utilizador deve registar-se, conforme descrito acima, e aceder a essa mesma Área Reservada, inserindo o seu NIF, email, identificação de utilizador (aplicável, no Portal, às Autarquias e Comercializadores) e a sua palavra-passe.

Em específico, o acesso aos seguintes serviços depende de registo na Área Reservada:

  1. Consulta do histórico de leituras (disponível na Área Reservada Clientes e na App);
  2. Verificação de consumos (disponível na Área Reservada Clientes e na App);
  3. Centralização de informação relativa a locais de consumo (disponível na Área Reservada Clientes e Autarquias);
  4. Qualidade de serviço para avarias no local de consumo (disponível na App);
  5. Pedidos de informação/operação (disponível na Área Reservada Clientes, Autarquias e Comercializadores);
  6. Consulta de documentação (contrato, faturação) (disponível na Área Reservada de Autarquias e Comercializadores);
  7. Agendamentos de serviço a cliente (disponível na Área Reservada de Cliente e Comercializadores);
  8. Processo diretos (pedidos/mensagens) com o ORD para cumprimento do contrato de acesso à rede (disponível na Área Reservada de Comercializadores);
  9. Dados de consumo agregados com o volume de energia por agente de mercado (disponível na Área Reservada de Comercializadores).

 

5. Informação Apresentada

A E-REDES envida todos os esforços para garantir a veracidade e atualidade de toda a informação apresentada nos Canais Digitais. No entanto, em caso de desconformidade ou anormalidade detetada na informação apresentada nos Canais Digitais, o Utilizador deve contactar a E-REDES, pelos meios disponibilizados, para que a informação em causa possa ser corrigida.

6. Categorias de Utilizadores nos Canais Digitais

O acesso ao Portal e App é diferenciado consoante a categoria de Utilizador, nomeadamente:

  1. Cliente (particulares ou empresas);
  2. Autarquias;
  3. Comercializadores.

Ao criar o registo e aceder à respetiva Área Reservada do Portal ou App, o Utilizador deve respeitar a sua categoria. Caso não o faça, a E-REDES é livre de cancelar ou limitar o acesso à Área Reservada.

7. Obrigações do Utilizador

Na utilização dos Canais Digitais, o Utilizador obriga-se a:

  1. Ler integralmente e compreender os presentes Termos e Condições, incluindo a Política de Privacidade e a Política de Cookies (disponíveis aqui e aqui);
  2. Aceitar e cumprir integralmente os Termos e Condições;
  3. Reconhecer e respeitar os direitos de terceiros, incluindo os restantes Utilizadores, e os direitos da E-REDES, nomeadamente, mas não limitado, no que diz respeito a direitos de propriedade intelectual e proteção de dados pessoais;
  4. Não adotar condutas contrárias à lei, nomeadamente, que constituam violações aos direitos de outrem e ofensas ao bom nome, imagem, reputação e prestígio de quaisquer pessoas, sejam indivíduos ou empresas, nomeadamente, da E-REDES e dos restantes Utilizadores;
  5. Assumir um comportamento responsável e agir sempre de boa fé, quer relativamente à E-REDES, quer relativamente aos restantes Utilizadores;
  6. Não conceber e não utilizar quaisquer ferramentas ou medidas tecnológicas, seja através de programação informática ou de utilização de software pré-existente, destinadas ou aptas interromper, destruir, limitar a funcionalidade ou explorar qualquer vulnerabilidade informática dos Canais Digitais, de qualquer equipamento ou sistema informático ou equipamento de comunicações;
  7. Caso detete algum defeito, bug ou anomalia nos Canais Digitais, o Utilizador deverá comunicar de imediato a sua existência à E-REDES e não procurar através dos referidos canais aceder a informação comercial, dados pessoais de outros utilizadores, alterar as características dos Canais Digitais ou, de qualquer outra maneira, explorar o defeito, bug ou anomalia para utilizar os Canais Digitais de forma irregular, ilícita ou diferente da desenhada pela E-REDES.

A violação do disposto na presente cláusula pelo Utilizador pode determinar a sua responsabilidade civil e/ou criminal e, consequentemente, a obrigação de indemnizar pelos prejuízos causados e a aplicação de qualquer outra sanção prevista nos termos da lei.

O Utilizador é responsável perante a E-REDES por quaisquer danos decorrentes do incumprimento do disposto nos presentes Termos e Condições, sem prejuízo da aplicação de sanções disciplinares ou de outras sanções penais ou contraordenacionais previstas na lei.

8. Cancelamento do Acesso à Área Reservada

A Área Reservada do Utilizador pode ser suspensa ou cancelada pela E-REDES se este incumprir as regras aplicáveis à utilização do Portal e da App. A E-REDES enviará um e-mail a informá-lo de que o acesso à sua Área Reservada foi cancelado ou suspenso, usando para o efeito o endereço indicado aquando da criação da mesma. A E-REDES não se responsabiliza, direta ou indiretamente, por quaisquer danos resultantes da suspensão ou do cancelamento da sua conta.

9. Tratamento de Dados Pessoais

O tratamento de dados pessoais é feito nos termos definidos pela Política de Privacidade disponível aqui. O acesso e utilização do Portal e da APP implicam a tomada de conhecimento desta Política.

10. Direitos de Propriedade Intelectual

O Utilizador reconhece que o Portal, a sua estrutura, disposição e todos os seus conteúdos, incluindo as funcionalidades e o software utilizado no mesmo, são da titularidade da E-REDES ou foram devidamente licenciadas a favor desta ou autorizada a sua utilização, sendo protegidos por leis nacionais e internacionais.

Cabe à E-REDES gerir o design, layout e disposição do Portal, pelo que pode, a qualquer altura, atualizar, modificar ou eliminar quaisquer conteúdos, serviços, opções ou funcionalidades, bem como modificar a sua apresentação e configuração.

O Utilizador não está autorizado a transmitir, comunicar ao público, publicar, colocar à disposição do público, modificar, transformar, copiar, vender, utilizar ou distribuir, por qualquer forma os conteúdos ou outras informações contidas no Portal ou parte dele, sem autorização prévia, por escrito, da E-REDES.

O utilizador reconhece que os conteúdos deste site estão protegidos por direitos de propriedade intelectual e obriga-se a respeitar tais direitos.

11. Segurança e Operabilidade

Por forma a garantir que os Canais Digitais se mantêm disponíveis para os Utilizadores, a E-REDES pode monitorizar o tráfego com o objetivo de identificar tentativas não autorizadas de acesso ou de alteração de conteúdos, ou que possam, de outra forma, danificar os Canais Digitais.

Tentativas não autorizadas de modificação, alteração, destruição ou corrupção da informação constante no Portal, de análise das condições de segurança, ou da destruição das condições de segurança ou de quebra do sistema de autenticação, de instalação de software não autorizado, ou de utilização deste sistema para usos diferentes dos aqui descritos são proibidos e serão denunciados junto das autoridades competentes, para a aplicação das sanções legalmente previstas. Qualquer atividade criminal será denunciada, assim como as evidências recolhidas dessas atividades consideradas inapropriadas serão entregues às autoridades competentes.

A E-REDES pode suspender ou bloquear o acesso ao Portal e à APP, para os Utilizadores que entenda, quando:

  1. Seja necessário, tendo em conta aspetos comerciais, legais, estratégicos ou técnicos;
  2. Seja necessário para garantir a segurança técnica dos canais ou da informação;
  3. Tenha suspeitas de utilização em incumprimento dos presentes Termos e Condições;
  4. Seja necessário para gestão, manutenção, reparação, alteração ou modernização dos sistemas.

A E-REDES pode ainda, por sua vontade, fazer cessar o Portal e a APP ou qualquer uma das suas funcionalidades, sem aviso prévio.

12. Contactos

Para contactar a E-REDES, o Utilizador pode fazê-lo através do formulário online, disponível na área Contacte-nos da E-REDES (aqui), em e-redes.pt ou, por telefone, através do 218 100 100.

13. Resolução de conflitos

Caso tenha alguma questão ou reclamação relativa aos Canais Digitais, pode contactar a E-REDES através dos meios acima referidos. Pode também apresentar uma reclamação no Livro de Reclamações Eletrónico (aqui).

Em caso de litígio emergente e/ou decorrente da interpretação e/ou da aplicação dos termos aqui descritos, será competente o Tribunal Cível da Comarca de Lisboa, com expressa renúncia a qualquer outro.

 

Data da última alteração: 07 de Dezembro de 2021

Política de Privacidade dos Canais Digitais

1. Objeto

Esta Política de Privacidade regula o tratamento de dados pessoais no âmbito do Portal E-REDES (disponível aqui, também designado como “Portal”) e da Aplicação E-REDES (cujo download pode ser efetuado através dos seguintes links aqui e aqui, também designado como “App”). Em conjunto, o Portal e a Área Reservada serão designados por “Canais Digitais”.

A E-REDES – Distribuição de Eletricidade S.A. (também designada como “E-REDES”), pessoa coletiva número 504 394 029, com sede na Rua Camilo Castelo Branco, n.º 43, 1050-044 Lisboa, enquanto operadora e concessionária de redes de distribuição de energia elétrica, é responsável pelo tratamento dos dados pessoais que obtenha no contexto da utilização dos Canais Digitais nos termos e para os efeitos indicados na legislação de proteção de dados pessoais aplicável, em especial do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (doravante, “RGPD”)[1], a sua Lei de Execução[2], assim como a Lei da Privacidade nas Comunicações Eletrónicas[3].

Neste sentido, o titular dos dados (“Utilizador”) é informado sobre a forma como a E-REDES recolhe, trata e protege os dados pessoais que lhe são facultados através da utilização dos Canais Digitais.

A E-REDES garante aos Utilizadores o respeito pela sua privacidade, adotando as medidas necessárias para proteger os seus dados pessoais. Os Utilizadores devem ler com atenção esta Política de Privacidade e decidir de forma livre e voluntária se pretendem utilizar os Canais Digitais, facultando os seus dados à E-REDES.

O Utilizador garante ser maior de idade e que os dados comunicados são verdadeiros, exatos, completos e atuais, sendo o mesmo responsável por qualquer desconformidade. Quando os dados comunicados pertençam a um terceiro, o Utilizador garante que informou esse terceiro sobre as condições previstas neste documento e que obteve a sua autorização para facultar os seus dados à E-REDES para as finalidades indicadas.

Esta Política de Privacidade deve ser lida em conjunto com os Termos e Condições do Portal e da App (aqui), e ainda com a Política de Cookies (aqui).

2. Recolha e tratamento de dados – Portal e APP

O Utilizador pode aceder ao Portal livremente, sem necessidade de registo.

2.1. Dados de registo no Portal

No entanto, para usufruir de determinadas funcionalidades previstas no Portal, o Utilizador terá de aceder à Área Reservada.

Para aceder à Área Reservada, deve ser criado um perfil de Utilizador aqui fornecendo, no caso de se tratar de um cliente particular: o seu endereço de e-mail, número de identificação fiscal (NIF), nome, número de telemóvel; ou no caso de se tratar de um cliente empresarial: número de Identificação de Pessoa Coletiva (NIPC), nome, morada, , email e número de telemóvel. O Utilizador garante que os dados fornecidos são verdadeiros, exatos, atuais e autênticos, devendo mantê-los permanentemente atualizados. Após validação do registo, é enviado pela E-REDES um link para definição de password e ativação do acesso reservado.

2.2 Dados de registo na App

Tal como no Portal, para usufruir de determinadas funcionalidades previstas na App, o Utilizador terá de efetuar um registo.

O registo na App segue o mesmo procedimento definido para a Área Reservada dos Clientes acima descrito.

2.3 Dados de registo nas Áreas Reservadas das Autarquias e dos Comercializadores

O registo de utilizador na Área Reservada das Autarquias e dos Comercializadores é realizado por um Gestor de Acessos da respetiva entidade a que se reporte. No caso da Área Reservada das Autarquias, deve ser fornecido o nome, identificação do utilizador, endereço de e-mail, morada (opcional), número de telemóvel, perfil, cargo (opcional), indicar se é gestor de acessos (sim/não) e interlocutor (sim/não). No caso da Área Reservada dos Comercializadores, deve ser fornecido o nome, identificação do utilizador, número de telemóvel (opcional), cargo/tema (opcional) e perfil. Em ambos os casos, após criação do registo do utilizador pelo Gestor de Acessos, é enviado pela E-REDES um link para o Utilizador para definição de password e ativação do acesso reservado.

 

Para aceder à Área Reservada das Autarquias, aqui, e dos Comercializadores, aqui, deve ser colocado a identificação de utilizador e password.

 

Os dados requeridos no formulário de registo são necessários para a criação da Conta na Área Reservada.

2.4 Dados de acesso

Quanto aos dados de acesso à Áreas Reservadas, nomeadamente, o NIF, email, identificação de utilizador (aplicável, no Portal, à Área Reservada das Autarquias e dos Comercializadores) e a password, o Utilizador é responsável por manter a sua confidencialidade, não devendo divulgá-los a terceiros ou navegar em condições que permitam a sua descodificação e cópia por terceiros. Qualquer acesso e utilização da Área Reservada através das credenciais do Utilizador serão da sua exclusiva responsabilidade.

 

Adicionalmente, a E-REDES trata ainda dados relativos à utilização que faça da Área Reservada, com vista a proporcionar-lhe uma melhor experiência de utilização e de forma a apresentar-lhe conteúdos que vão de encontro às suas pretensões.

No âmbito das Áreas Reservadas de Clientes, Autarquias e Comercializadores, assim como da App, os dados serão tratados para, designadamente, as seguintes finalidades:

  1. Consulta do histórico de leituras (disponível na Área Reservada Clientes e na App);
  2. Verificação de consumos (disponível na Área Reservada Clientes e na App);
  3. Centralização de informação relativa a locais de consumo (disponível na Área Reservada Clientes e de Autarquias);
  4. Qualidade de serviço para avarias no local de consumo (disponível na App)
  5. Pedidos de informação/operação (disponível na Área Reservada Clientes, Autarquias e Comercializadores)
  6. Consulta de documentação (contrato, faturação) (disponível na Área Reservada de Autarquias e Comercializadores)
  7. Agendamentos de serviço a cliente (disponível na Área Reservada de Cliente e Comercializadores)
  8. Processo diretos (pedidos/mensagens) com o ORD para cumprimento do contrato de acesso à rede (disponível na Área Reservada de Comercializadores)
  9. Dados de consumo agregados com o volume de energia por agente de mercado (disponível na Área Reservada de Comercializadores)

 

3. Recolha e tratamento de dados – Restantes funcionalidades do Portal e App

Ainda que não esteja registado na Área Reservada, pode fazer o seu pedido de ligação à rede através do Portal. Para tal, deve preencher os formulários disponíveis aqui e aqui. No formulário, são de caráter obrigatório os dados de identificação (nome e NIF), morada, código-postal, endereço de email e o telefone, sendo que sem eles a concretização do pedido de ligação à rede não é possível.

Nos mesmos termos, no Portal, pode também comunicar-nos a sua leitura de consumo de energia. Para tal, deve preencher o formulário disponível aqui. São dados pessoais obrigatórios para usufruir deste serviço o seu Código Ponto de Entrega (CPE) e o seu NIF. Pode ainda, opcionalmente, fornecer-nos o seu email, se desejar receber um alerta de confirmação da submissão da leitura no sistema comercial.

Pode ainda notificar-nos, através do Portal ou da App, de uma situação de risco (aqui) e proximidade de vegetação (aqui). Nestes casos, o fornecimento dos seus dados pessoais obrigatórios são: o seu nome, o seu telefone e o seu endereço de email. Pode também notificar-nos de falhas de luz (aqui), tendo que nos fornecer, para o efeito, o seu CPE e o seu NIF.

Pode ainda dar-nos a conhecer um ato ilícito de utilização de energia elétrica, aqui, disponíveis no Portal e na App. Para tal, não terá que nos fornecer qualquer dado pessoal, podendo, no entanto, fornecer-nos o seu nome, o seu contacto telefónico e/ou o seu endereço de email.

Através do Portal, pode também comunicar-nos um prejuízo que tenha sofrido na sua instalação de utilização por um incidente relacionado com a distribuição da eletricidade. Para tal, deve preencher este formulário (aqui), onde pedimos que nos comunique os seus Dados de Cliente, incluindo, obrigatoriamente: o seu nome, a sua rua, o código postal, a localidade, o CPE, o seu NIF, o endereço de email e o contacto telefónico.

Pode ainda utilizar o Portal para nos contactar (aqui), sem que para tal seja necessário criar uma conta na Área Reservada. Quando pretenda utilizar este meio de contacto, deve fornecer-nos, dependendo do seu pedido: o seu nome, o NIF, o CPE, o seu endereço de email e/ou o seu contacto telefónico.

Todos estes dados são tratados apenas com a finalidade de lhe permitir aceder a estes serviços, prestados através do Portal.

4. Fundamento de licitude do tratamento

Os dados pessoais serão tratados para o cumprimento das obrigações legais da E-REDES enquanto operador da rede de distribuição (nos termos do artigo 6.º, n.º 1., al. c) do RGPD). Adicionalmente, certos dados poderão ser tratados com base na prossecução de interesses legítimos relacionados com a resposta aos seus contactos, reclamações, dúvidas ou sugestões, bem como para permitir a partilha de notícias nos nossos sites (nos termos do artigo 6.º, n.º 1., al. f) do RGPD). Os interesses legítimos em causa referem-se tanto aos interesses da E-REDES em corresponder às solicitações do Utilizador, mantendo contacto com este e permitindo que partilhe os nossos conteúdos, como os interesses legítimos do Utilizador na prossecução dos fins referidos.

Quando nos faça um pedido de ligação à rede, como acima referido, sem prejuízo dos tratamentos necessários ao abrigo das obrigações legais da E-REDES, poderemos tratar os seus dados pessoais para execução da relação estabelecida entre si e a E-REDES após a aceitação do orçamento e que cessa com a concretização da ligação à rede e pagamento dos custos associados (nos termos do artigo 6.º, n.º 1., al. b) do RGPD).

No âmbito da nossa Área Reservada poderemos tratar os seus dados pessoais para efeitos de lhe prestar os serviços definidos nos Termos e Condições, conforme resulta do acordo estabelecido consigo neste documento (nos termos do artigo 6.º, n.º 1., al. b) do RGPD).

5. Partilha de notícias

Através do Portal, o Utilizador pode partilhar notícias relevantes nas várias plataformas de redes sociais, nomeadamente: Facebook, LinkedIn e Twitter. A E-REDES não se pode responsabilizar pelo tratamento dos seus dados pessoais que seja levado a cabo por estas plataformas na sequência da sua partilha. Deste modo, o Utilizador deverá ler com cuidado os Termos e Condições e Políticas de Privacidade destas plataformas antes de partilhar notícias.

Poderá encontrar mais informação relevante sobre a utilização de cookies ou outras tecnologias de rastreio para suportar a funcionalidade de partilha de notícias na nossa Política de Cookies (aqui).

6.Transferência de dados para países terceiros

A E-REDES procurará assegurar que o tratamento de dados pessoais acontece inteiramente no Espaço Económico Europeu.

Excecionalmente e quando estritamente necessário para a prossecução das suas atividades, a E-REDES poderá transferir os dados pessoais recolhidos para países terceiros ou organizações internacionais para os quais exista uma decisão de adequação da Comissão Europeia ou sujeitos às salvaguardas adequadas previstas na lei (nos termos do artigo 46.º do RGPD). Quando transfira dados para países terceiros ou organizações internacionais com base em salvaguardas adequadas, a E-REDES assegurará as medidas suplementares para garantir que os dados pessoais gozam de um nível de proteção essencialmente equivalente ao existente na União Europeia. 

7. Prazo de conservação

Os dados pessoais recolhidos serão conservados pelo período de tempo necessário para a prossecução das finalidades referidas, nomeadamente:

  1. Dados relacionados com o acesso às redes, leitura e disponibilização de dados e registo de consumo de energia/ponto de entrega. Serão conservados até 10 anos ou, em alguns casos durante toda a existência do CPE e RPE.
  2. Dados relacionados com ligações em redes, exploração e operação das redes, operações jurídicas e administrativas e auditorias serão conservados até 20 anos.
  3. [Dados relacionados com a faturação e gestão de dívida, anomalias de consumo e reporte ao regulador serão conservados até 10 anos].
  4. Dados relacionados com o suporte aos processos de mudança de comercializador, eficiência operacional e melhoria contínua, atendimento a clientes e tratamento de reclamações e intervenções no local de consumo serão conservados até 5 anos.
  5. Quaisquer outros dados recolhidos através dos Canais Digitais serão conservados pelo período estritamente necessário à prossecução da finalidade que determinou a sua recolha.

Os dados pessoais poderão ainda ser conservados por período superior quando a lei assim o imponha e/ou para defender direitos e interesses em processo judicial.

8. Direitos dos Utilizadores

Os Utilizadores poderão, em qualquer momento e de forma gratuita, exercer, nos termos previstos na lei, os seus direitos de acesso, retificação, apagamento, oposição, limitação do tratamento e portabilidade dos seus dados. O Utilizador pode ainda retirar o seu consentimento, quando este seja o fundamento de licitude do tratamento, sabendo, no entanto, que tal não afeta o tratamento efetuado anteriormente com base no consentimento prestado, podendo, no entanto, deixar de poder ter acesso às ferramentas que exijam o consentimento do Utilizador.

Direitos do Titular

Direito de Acesso

Direito de obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados, bem como obter cópia dos seus dados pessoais em fase de tratamento.

O direito de obter a referida cópia não prejudica os direitos e liberdades de terceiros, incluindo o segredo comercial ou a propriedade intelectual e, particularmente, o direito de autor que protege o software.

Direito de Retificação

Direito de solicitar a retificação dos seus dados pessoais que se encontrem inexatos ou solicitar que os dados pessoais incompletos sejam completados.

Direito ao Apagamento

Direito de obter o apagamento dos seus dados pessoais.

Tal direito não se aplicará quando o tratamento dos dados for necessário para o cumprimento de uma obrigação legal a que a E-REDES esteja sujeita.

Direito à Limitação do Tratamento

Direito de solicitar a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, solicitando a suspensão do tratamento ou a limitação do âmbito do tratamento a certas categorias de dados ou finalidades de tratamento.

Direito à Portabilidade

Direito de receber os dados que forneceu à E-REDES em formato digital de uso corrente e de leitura automática ou solicitar a transmissão direta dos seus dados para outra entidade que passe a ser o novo responsável pelos seus dados pessoais, se o tratamento dos seus dados tiver por base o seu consentimento ou a execução de um contrato.

Direito de Oposição

Direto de se opor a um tratamento de dados, como por exemplo no caso de tratamento de dados para fins do envio de comunicações de marketing ou para o tratamento realizado para realizar publicidade direcionada online, com base nos interesses legítimos da E-REDES.

 

Poderá exercer estes direitos por escrito, o Utilizador pode fazê-lo através do formulário online, disponível na área Contacte-nos da E-REDES (aqui) ou, por telefone, através do 218 100 100.

Para este efeito, a E-REDES poderá solicitar ao Utilizador prova ou elementos necessários para a sua identificação na medida do estritamente necessário e proporcional no exercício do direito em específico.

O Utilizador tem ainda o direito a apresentar uma reclamação perante a Comissão Nacional de Proteção de Dados ou outra autoridade de controlo competente, caso considere que o tratamento dos seus dados pessoais é ilícito.

9. Destinatários dos dados

A E-REDES poderá transmitir os seus dados pessoais a entidades subcontratadas para os efeitos acima referidos, nos termos dos contratos celebrados com as mesmas e garantindo o cumprimento das obrigações de subcontratação ao abrigo da legislação aplicável, nomeadamente no que concerne à segurança no tratamento dos seus dados.

Por fim, a E-REDES pode ainda comunicar os dados pessoais dos Utilizadores a terceiros quando a transmissão seja efetuada no âmbito do cumprimento de uma obrigação legal, de uma deliberação da Comissão Nacional de Proteção de Dados ou de outra entidade de controlo relevante, ou de uma ordem judicial. Podem ainda ser comunicados para proteger interesses vitais dos Utilizadores, com o seu consentimento para ou qualquer outra finalidade legítima prevista na lei.

10. Cookies

Os Canais Digitais utilizam cookies. Para saber mais visite a nossa Política de Cookies, aqui.

11. Medidas de segurança

A E-REDES desenvolve os seus melhores esforços para proteger os dados pessoais dos Utilizadores contra acessos não autorizados através da Internet. Para o efeito utiliza sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição.

É, no entanto, da responsabilidade dos Utilizadores, garantir e assegurar que o computador utilizado para aceder ao Portal se encontra adequadamente protegido contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms. Adicionalmente, os Utilizadores deverão estar cientes que, sem a adoção de medidas de segurança adequadas (por exemplo, a configuração segura do programa de navegação, software antivírus atualizado, software de barreira de segurança e a não utilização de software de origem duvidosa), o risco de os dados pessoais e passwords serem acedidos por terceiros não autorizados, é agravado.

Adicionalmente, caso detetem algum defeito, bug ou anomalia nos Canais Digitais, o utilizador deverá comunicar de imediato a sua existência à E-REDES e não procurar através dos referidos aceder a informação comercial, dados pessoais de outros utilizadores, alterar as características dos Canais Digitais ou, de qualquer outra maneira, explorar o defeito, bug ou anomalia para utilizar os Canais Digitais de forma irregular, ilícita ou diferente da desenhada pela E-REDES.

12. Contactos

Para contactar a E-REDES, o Utilizador pode fazê-lo através do formulário online, disponível área Contacte-nos da E-REDES (aqui) ou, por telefone, através do 218 100 100. Para qualquer questão relacionada com a presente política de privacidade, o Utilizador poderá ainda contactar o encarregado de proteção de dados (DPO) através do endereço: DPO@e-redes.pt.

13. Alterações à Política de Privacidade

A presente Política de Privacidade pode ser alterada a todo o momento, pela E-REDES. Quando essas alterações ocorram, serão divulgadas através do Portal e/ou comunicadas aos Utilizadores através dos contactos disponibilizados.

 

Data da última alteração: 07 de Dezembro de 2021

 

[1] Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados e que revoga a Diretiva 95/46/CE.

[2] Lei n.º 58/2019, de 08 de agosto.

[3] Lei n.º 41/2004, de 18 de agosto, que transpõe a Diretiva 2002/58/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de julho de 2002, relativa ao tratamento de dados pessoais e à proteção da privacidade no sector das comunicações eletrónicas (na sua versão mais atual).

Política de Cookies

Através da nossa Política de Cookies queremos informar os nossos utilizadores sobre como são implementados os cookies e outras tecnologias de rastreio no Portal E-REDES (também designado como “Portal e disponível aqui) e, quando aplicável, na respetiva área reservada (“Área Reservada) ou outras soluções digitais de acompanhamento de pedidos (‘’Soluções Digitais’’), da responsabilidade da E-REDES – Distribuição de Eletricidade, S.A. (“E-REDES”). No âmbito desta Política de Cookies, o Portal, a Área Reservada e as Soluções Digitais serão referidos, em conjunto, por “Canais Digitais”.

Utilizamos cookies para assegurar uma performance adequada e em linha com as expetativas dos utilizadores dos nossos Canais Digitais, garantir a melhoria dos serviços disponibilizados ou para salvaguardar a segurança das operações realizadas.

A presente Política de Cookies é complementar e deve ser lida em conjunto com a nossa Política de Privacidade [PN1] (disponível aqui), onde detalhamos as medidas técnicas e organizativas implementadas para proteger a sua privacidade nos Canais Digitais (Portal e Área Reservada), incluindo no que se refere à utilização de cookies e outras tecnologias de rastreio.

A E-REDES disponibiliza os seguintes meios de contacto para questões relacionadas com a nossa Política de Cookies:

  • Serviço de apoio ao Cliente: 218 100 100;
  • Formulário online, disponível na área Contacte-nos da E-REDES (aqui).

 

Breve explicação sobre o que são cookies

Os cookies são pequenos ficheiros de informação armazenados no seu navegador quando acede à internet através de um dispositivo adequado (como o seu computador, tablet ou telemóvel). Consoante a sua categoria, estes cookies podem ter um número considerável de funções como garantir a sua segurança no acesso e utilização dos Canais digitais ou memorizar informações sobre si para facilitar a sua próxima visita, como as suas preferências relativamente à apresentação dos Canais Digitais ou idioma em que pretende aceder aos mesmos.

 

Considerando a entidade que coloca os cookies, estes poderão classificar-se da seguinte forma:

  1. Cookies próprios – o envio destes cookies para o dispositivo do utilizador é levado a cabo através de equipamentos ou domínios geridos pela E-REDES e a partir do qual se presta o serviço solicitado pelo Utilizador.
  2. Cookies de terceiros – o envio destes cookies para o dispositivo do utilizador é levado a cabo através de equipamentos ou domínios geridos por uma entidade terceira e que não se encontra sob o controlo da E-REDES. Quando assim seja, poderá a E-REDES não ter a possibilidade de configurar o funcionamento destes cookies e, como tal, garantir em absoluto que a entidade terceira não utilizará os dados recolhidos através de cookies para finalidades próprias.

 

Considerando o período de conservação dos cookies, podemos adotar as seguintes classificações:

      1. Cookies de sessão – são cookies com caráter provisório. Este tipo de cookies é eliminado do seu dispositivo no momento ou pouco depois do fecho do navegador ou aplicação que utilizar para aceder aos Canais Digitais. Com recurso a estes cookies é possível, por exemplo, analisar padrões de tráfego na web, permitindo-nos identificar problemas, salvaguardar a segurança e fornecer uma melhor experiência de navegação.
      2. Cookies permanentes – estes cookies são conservados durante um período mais alargado que os cookies de sessão. Após o fecho do navegador ou aplicação, estes permanecem guardados no dispositivo do Utilizador e são utilizados sempre que é feita uma nova visita aos Canais Digitais. Através destes cookies é possível personalizar a experiência de navegação de acordo com os interesses do Utilizador e prestar um serviço mais individualizado.

 

Considerando a sua finalidade, os cookies podem ser:

  1. Cookies estritamente necessários são necessários para assegurar o funcionamento do Canal Digital e/ou para assegurar a disponibilização de funcionalidades que sejam solicitadas pelo utilizador, ou ainda para guardar as suas preferências relativamente à navegação no mesmo, sempre que utilizar o mesmo dispositivo e assim o solicite.
  2. Cookies de personalização – são cookies com carácter acessório, ou seja, não são estritamente necessários para o funcionamento do Canal Digital, mas podem contribuir para experiência de navegação do utilizador.
  3. Cookies analíticos – são também cookies com carácter acessório e que recolhem informação estatística. Através desta informação é possível analisar a utilização dos Canais Digitais e perceber como é que os utilizadores interagem com estes. Em conjunto com determinados cookies de publicidade estes cookies podem ainda permitir medir as interações e o sucesso das nossas campanhas de marketing.
  4. Cookies de publicidade são igualmente cookies de carácter acessório e têm como objetivo garantir que apresentamos publicidade que é mais relevante e mais atrativa para os utilizadores e anunciantes. Isto permite melhorar os relatórios sobre desempenho de campanhas e evitar mostrar anúncios que o utilizador já tenha visto ou assinalado como não sendo relevantes.

 

Para que utilizamos cookies nos nossos Canais Digitais?

Nos Canais Digitais utilizamos os seguintes tipos de cookies:

        1. Cookies estritamente necessários;
        2. Cookies analíticos;
        3. Cookies de publicidade;

Pode acontecer que o Portal, a Área Reservada e as Soluções Digitais não utilizem as categorias de cookies acima indicadas.

 

Nos endereços abaixo referidos, o utilizador pode encontrar informação detalhada relativamente às funcionalidades e cookies utilizados nos nossos Canais Digitais:

  • Portal (e Balcão Digital)

Site E-REDES que pode ser acedido aqui:

  • Área Reservada

1) Área Reservada de Clientes que pode ser acedido aqui:

Nome da Cookie

Entidade Responsável

Categoria

Descrição

Duração

Tipo

OptanonConsent

online.e-redes.pt

Estritamente necessário

Este cookie é definido pela solução de conformidade de cookies da OneTrust. Armazena informações sobre as categorias de cookies que o site usa e se os visitantes deram ou retiraram o consentimento para o uso de cada categoria. Isso permite que os proprietários do site impeçam que cookies em cada categoria sejam definidos no navegador dos usuários, quando o consentimento não é dado. O cookie tem uma vida útil normal de um ano, de modo a que os visitantes que retornam ao local terão suas preferências lembradas. Ele não contém informações que possam identificar o visitante do Site.

365 dias

Próprio

OptanonAlertBoxClosed

online.e-redes.pt

Estritamente necessário

Este cookie é definido por sites usando certas versões da solução de conformidade da lei de cookies da OneTrust. Ele é definido após os visitantes terem visto um aviso de informações sobre cookies e, em alguns casos, apenas quando eles encerram ativamente o aviso. Ele permite que o site não mostre a mensagem mais de uma vez para um usuário. O cookie tem uma vida útil de um ano e não contém informações pessoais.

365 dias

Próprio

PHPSESSID

online.e-redes.pt

Estritamente necessário

Cookie de autenticação utilizado para manter o utilizador autenticado no contexto da sua navegação na página.

Sessão

Próprio

_gid

e-redes.pt

Analítico

Associado ao Google Universal Analytics. Este cookie é utilizado para distinguir utilizadores e armazena um valor único para cada página visitada.

1 dia

Próprio

_ga

e-redes.pt

Analítico

Associado ao Google Universal Analytics. Este cookie é usado para distinguir utilizadores únicos, atribuindo um número gerado aleatoriamente como identificador de visitante. É incluído em cada solicitação de página e usado para calcular dados de visitantes, sessões e campanhas para os relatórios analíticos de sites.

6 meses

Próprio

_gat

e-redes.pt

Analítico

Este é um cookie do Google Analytics, que faz a gestão do limite de dados registados pelo Google em sites de alto volume de tráfego

Alguns segundos

Próprio

_ga_E7SK61C20R

e-redes.pt

Analítico

Associado ao Google Universal Analytics, este cookie é usado para manter o estado da sessão.

6 meses

Próprio

2) Área Reservada das Autarquias que pode ser acedido aqui:

Nome da Cookie

Entidade Responsável

Categoria

Descrição

Duração

Tipo

OptanonConsent

autarquia.e-redes.pt

Estritamente necessário

Este cookie é definido pela solução de conformidade de cookies da OneTrust. Armazena informações sobre as categorias de cookies que o site usa e se os visitantes deram ou retiraram o consentimento para o uso de cada categoria. Isso permite que os proprietários do site impeçam que cookies em cada categoria sejam definidos no navegador dos usuários, quando o consentimento não é dado. O cookie tem uma vida útil normal de um ano, de modo a que os visitantes que retornam ao local terão suas preferências lembradas. Ele não contém informações que possam identificar o visitante do Site.

365 dias

Próprio

OptanonAlertBoxClosed

autarquia.e-redes.pt

Estritamente necessário

Este cookie é definido por sites usando certas versões da solução de conformidade da lei de cookies da OneTrust. Ele é definido após os visitantes terem visto um aviso de informações sobre cookies e, em alguns casos, apenas quando eles enceram ativamente o aviso. Ele permite que o site não mostre a mensagem mais de uma vez para um usuário. O cookie tem uma vida útil de um ano e não contém informações pessoais.

365 dias

Próprio

PHPSESSID

autarquia.e-redes.pt

Estritamente necessário

Cookie de autenticação utilizado para manter o utilizador autenticado no contexto da sua navegação na página

Sessão

Próprio

SimpleSAML

autarquia.e-redes.pt

Estritamente necessário

Cookie de autenticação utilizado para manter a segurança da sessão autenticada

Sessão

Próprio

SimpleSAMLAuthToken

autarquia.e-redes.pt

Estritamente necessário

Cookie de autenticação que permite ao website garantir a autenticidade e segurança da sessão.

Sessão

Próprio

_gid

e-redes.pt

Analítico

Associado ao Google Universal Analytics. Este cookie é utilizado para distinguir utilizadores e armazena um valor único para cada página visitada

1 dia

Próprio

_ga

e-redes.pt

Analítico

Associado ao Google Universal Analytics. Este cookie é usado para distinguir utilizadores únicos, atribuindo um número gerado aleatoriamente como identificador de visitante. É incluído em cada solicitação de página e usado para calcular dados de visitantes, sessões e campanhas para os relatórios analíticos de sites.

6 meses

Próprio

 

3) Área Reservada dos Comercializadores que pode ser acedido aqui:

Nome da Cookie

Entidade Responsável

Categoria

Descrição

Duração

Tipo

SimpleSAMLAuthToken

comercializador.e-redes.pt/

Estritamente necessário

Cookie de autenticação que permite ao website garantir a autenticidade e segurança da sessão.

Sessão

Próprio

PHPSESSID

comercializador.e-redes.pt/

Estritamente necessário

Cookie de autenticação utilizado para manter o utilizador autenticado no contexto da sua navegação na página.

Sessão

Próprio

SimpleSAML

comercializador.e-redes.pt/

Estritamente necessário

Cookie de autenticação utilizado para manter a segurança da sessão autenticada

Sessão

Próprio

OptanonConsent

comercializador.e-redes.pt

Estritamente necessário

Este cookie é definido pela solução de conformidade de cookies da OneTrust. Armazena informações sobre as categorias de cookies que o site usa e se os visitantes deram ou retiraram o consentimento para o uso de cada categoria. Isso permite que os proprietários do site impeçam que cookies em cada categoria sejam definidos no navegador dos usuários, quando o consentimento não é dado. O cookie tem uma vida útil normal de um ano, de modo a que os visitantes que retornam ao local terão suas preferências lembradas. Ele não contém informações que possam identificar o visitante do Site.

365 dias

Próprio

OptanonAlertBoxClosed

comercializador.e-redes.pt

Estritamente necessário

Este cookie é definido por sites usando certas versões da solução de conformidade da lei de cookies da OneTrust. Ele é definido após os visitantes terem visto um aviso de informações sobre cookies e, em alguns casos, apenas quando eles encerram ativamente o aviso. Ele permite que o site não mostre a mensagem mais de uma vez para um usuário. O cookie tem uma vida útil de um ano e não contém informações pessoais.

365 dias

Próprio

_gat

e-redes.pt

Analítico

Este é um cookie do Google Analytics, que faz a gestão do limite de dados registados pelo Google em sites de alto volume de tráfego.

Alguns segundos

Próprio

_gid

e-redes.pt

Analítico

Associado ao Google Universal Analytics. Este cookie é utilizado para distinguir utilizadores e armazena um valor único para cada página visitada

1 dia

Próprio

_ga

e-redes.pt

Analítico

Associado ao Google Universal Analytics. Este cookie é usado para distinguir utilizadores únicos, atribuindo um número gerado aleatoriamente como identificador de visitante. É incluído em cada solicitação de página e usado para calcular dados de visitantes, sessões e campanhas para os relatórios analíticos de sites.

6 meses

Próprio

 

Soluções Digitais

1) Siga a Equipa, cujo link (operacoes.e-redes.pt, de acesso reservado) é disponibilizado ao Cliente para seguir a equipa técnica, ao serviço da E-REDES, até à sua instalação quando uma ordem de serviço é agendada com o mesmo:

Nome da Cookie

Entidade Responsável

Categoria

Descrição

Duração

Tipo

OptanonConsent

 

operacoes.e-redes.pt

Estritamente necessário

Este cookie é definido pela solução de conformidade de cookies da OneTrust. Armazena informações sobre as categorias de cookies que o site usa e se os visitantes deram ou retiraram o consentimento para o uso de cada categoria. Isso permite que os proprietários do site impeçam que cookies em cada categoria sejam definidos no navegador dos usuários, quando o consentimento não é dado. O cookie tem uma vida útil normal de um ano, de modo a que os visitantes que retornam ao local terão suas preferências lembradas. Ele não contém informações que possam identificar o visitante do Site.

365 dias

Próprio

OptanonAlertBoxClosed

 

operacoes.e-redes.pt

Estritamente necessário

Este cookie é definido por sites usando certas versões da solução de conformidade da lei de cookies da OneTrust. Ele é definido após os visitantes terem visto um aviso de informações sobre cookies e, em alguns casos, apenas quando eles encerram ativamente o aviso. Ele permite que o site não mostre a mensagem mais de uma vez para um usuário. O cookie tem uma vida útil de um ano e não contém informações pessoais.

365 dias

Próprio

_ga

e-redes.pt

Analítico

Associado ao Google Universal Analytics. Este cookie é usado para distinguir utilizadores únicos, atribuindo um número gerado aleatoriamente como identificador de visitante. É incluído em cada solicitação de página e usado para calcular dados de visitantes, sessões e campanhas para os relatórios analíticos de sites.

6 meses

Próprio

_gid

e-redes.pt

Analítico

Associado ao Google Universal Analytics. Este cookie é utilizado para distinguir utilizadores e armazena um valor único para cada página visitada.

1 dia

Próprio

_ga_E7SK61C20R

e-redes.pt

Analítico

Associado ao Google Universal Analytics, este cookie é usado para manter o estado da sessão.

6 meses

Próprio

 

2) Siga o seu pedido, cujo link (sop.e-redes.pt, de acesso reservado) é disponibilizado ao Cliente para acompanhar o estado de um pedido submetido por este:

Nome da Cookie

Entidade Responsável

Categoria

Descrição

Duração

Tipo

OptanonConsent

 

sop.e-redes.pt

Estritamente necessário

Este cookie é definido pela solução de conformidade de cookies da OneTrust. Armazena informações sobre as categorias de cookies que o site usa e se os visitantes deram ou retiraram o consentimento para o uso de cada categoria. Isso permite que os proprietários do site impeçam que cookies em cada categoria sejam definidos no navegador dos usuários, quando o consentimento não é dado. O cookie tem uma vida útil normal de um ano, de modo a que os visitantes que retornam ao local terão suas preferências lembradas. Ele não contém informações que possam identificar o visitante do Site.

365 dias

Próprio

OptanonAlertBoxClosed

 

sop.e-redes.pt

Estritamente necessário

Este cookie é definido por sites usando certas versões da solução de conformidade da lei de cookies da OneTrust. Ele é definido após os visitantes terem visto um aviso de informações sobre cookies e, em alguns casos, apenas quando eles encerram ativamente o aviso. Ele permite que o site não mostre a mensagem mais de uma vez para um usuário. O cookie tem uma vida útil de um ano e não contém informações pessoais.

365 dias

Próprio

PHPSESSID

sop.e-redes.pt

Estritamente necessário

Cookie de autenticação utilizado para manter o utilizador autenticado no contexto da sua navegação na página.

Fim de sessão

Próprio

_ga

e-redes.pt

Analítico

Associado ao Google Universal Analytics. Este cookie é usado para distinguir utilizadores únicos, atribuindo um número gerado aleatoriamente como identificador de visitante. É incluído em cada solicitação de página e usado para calcular dados de visitantes, sessões e campanhas para os relatórios analíticos de sites.

6 meses

Próprio

_gid

e-redes.pt

Analítico

Associado ao Google Universal Analytics. Este cookie é utilizado para distinguir utilizadores e armazena um valor único para cada página visitada.

1 dia

Próprio

_gat_gtag_xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

e-redes.pt

Analítico

Cookie associado ao Google Universal Analytics que nos permite medir como os utilizadores interagem com o website. Este cookie recolhe informação sobre as páginas que o utilizador visitou, por exemplo o endereço, podendo também manter informação sobre as anteriores interações do utilizador com o website.

Alguns segundos

Próprio

 

Posso personalizar os cookies utilizados nos Canais Digitais?

Apenas os cookies estritamente necessários poderão ser armazenados e utilizados sem o consentimento do utilizador. Relativamente às restantes categorias de cookies, a E-REDES apenas fará uso destes após obtenção de consentimento prévio e expresso. No entanto, caso o utilizador decida não permitir a utilização das restantes categoriais de cookies deverá ter em atenção que determinadas funções dos Canais Digitais, em especial as que implicam personalização dos serviços prestados, poderão ficar limitadas.  [PN2] [PN3] 

Poderá ainda alterar as definições de consentimento prestadas relativamente aos cookies utilizados pelos Canais Digitais na opção ‘Definições de Cookies’ disponível em cada tipologia de Canal Digital.

Adicionalmente, a maioria dos navegadores permite que faça uma gestão dos cookies armazenados no dispositivo que utiliza para aceder aos Canais Digitais. Conforme o navegador, esta gestão poderá também permitir a eliminação imediata de todos os cookies, o bloqueio da instalação de novos cookies, a notificação cada vez que um cookie é instalado, ou a utilização de Navegação Privada/Incógnita onde o rastreio através de cookies é limitado.

  • Para mais informações sobre “Navegação como Incógnito” e gestão de cookies no navegador Google Chrome, clique aqui;
  • Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de cookies no navegador Microsoft Internet Explorer, clique aqui;
  • Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de cookies no navegador Microsoft Edge, clique aqui;
  • Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de cookies no navegador Mozilla Firefox, clique aqui;
  • Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de cookies no navegador Safari, clique aqui;
  • Para mais informações sobre “Navegação Privada” e gestão de cookies no navegador Opera, clique aqui.

 

O Utilizador deverá ter em atenção que a flexibilidade e capacidade de configuração de cookies do seu navegador poderá ser limitada, não oferecendo um nível de detalhe que permita aos utilizadores detetar quais e afastar de forma adequada apenas os cookies que não sejam estritamente necessários para permitir a utilização dos websites que visite. Em particular, o bloqueio de cookies através do navegador poderá afetar de forma negativa o funcionamento dos Canais Digitais. Nos equipamentos que ofereçam este tipo de funcionalidades, poderá ter maior controlo sobre os seus cookies com recurso a extensões gratuitas disponíveis online.

 

Alterações à Política de Cookies

A E-REDES poderá, a todo o momento, sem aviso prévio e com efeitos imediatos, alterar, acrescentar ou revogar, parcial ou totalmente, a presente Política de Cookies. Quaisquer alterações relevantes para o utilizador serão imediatamente divulgadas nos Canais Digitais, podendo aceder à informação e, consoante o tipo de cookie em causa, consentir na sua utilização.

 

Data da última atualização: 05 de abril de 2022


 [PN1]As Soluções Digitais não estão previstas na Política de Privacidade, pelo que é melhor analisar melhor este ponto.

 [PN2]Esta parte faz sentido para os cookies analíticos? Ou seja, eles parecem apenas medir a interação.

 [PN3]Embora seja para manter o texto, Tamar sugiro que seja vista esta questão, ou seja, se aos cookies analíticos também se aplica esta limitação.