Contadores

Encontre as respostas para as suas questões

Perguntas frequentas
  1. Se o seu contador apresenta alguma anomalia pode informar-nos na área “Contacte-nos / Contadores / O contador não está a funcionar corretamente”. 

  2. Sim, pode. É da responsabilidade da E-REDES a gestão dos contadores e a sua substituição. Caso o contador não esteja acessível, deve-lhe ser facultado o acesso.
    Se não o fizer, após um período prolongado sem leituras, entraremos em contacto consigo e agendaremos uma visita para a realização de uma leitura extraordinária, com custo de €7,15 (+ IVA).
    Consulte o Chatbot, disponível no canto inferior direito da página, selecionando as opções “Contador / Substituição de Contador” e fique a saber quando está prevista a instalação do seu contador.

  3. Os novos contadores possuem uma tecnologia mais avançada que nos permite aumentar a qualidade do serviço que lhe prestamos, como, por exemplo, a recolha remota de leituras de forma automática. Além disso, reforçamos a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética.

  4. Este novo contador permite a recolha remota de leituras de forma automática e o acesso ao seu diagrama de cargas. 
    Além disso, se decidir fazer uma alteração de potência, de ciclo horário ou de tarifa já não terá de ficar em casa à espera dos técnicos da E-REDES. 
    Saiba mais sobre estes novos equipamentos e as Redes Inteligentes aqui.
     

  5. A substituição do contador é feita por técnicos devidamente identificados com coletes da empresa e credenciais próprias, ao serviço da E-REDES.

  6. Deve marcar o dia e hora que lhe forem mais convenientes através da área “Contacte-nos / Recebi uma comunicação para substituição do contador / Quero agendar a substituição do meu contador”. Em alternativa, pode fazê-lo através da linha de Apoio ao Cliente — 218 100 100 (8h-22h, dias úteis, custo de chamada para a rede fixa nacional).

    Se o seu contador estiver acessível aos técnicos, a substituição poderá acontecer sem a sua presença. Contudo, é sempre vantajoso que acompanhe o momento da instalação, pois terá a oportunidade de perceber melhor o funcionamento do novo equipamento.

    Esta substituição do contador não tem qualquer custo para si e não pode ser solicitado dinheiro nem nenhuma documentação pessoal para realizar a mesma.

  7. Se o contador não estiver no interior da sua casa, a substituição poderá acontecer sem a sua presença. Contudo, é sempre vantajoso que acompanhe o momento da instalação, pois terá a oportunidade de perceber melhor o funcionamento do novo equipamento.

  8. Algum tempo após a substituição irá receber uma comunicação a informar que o equipamento já comunica remotamente. Caso ainda não tenha recebido esta comunicação, continua a ser necessário que comunique as suas leituras.
    A partir deste momento já não tem que enviar as suas leituras, pois são recolhidas automaticamente. Se pretender fazer uma alteração de potência, ciclo ou tarifa não precisa de ficar à espera dos técnicos da E-REDES.

  9. Pode conhecer os novos equipamentos que estão a ser instalados e saber mais sobre a rede inteligente no nosso site aqui

  10. Após a instalação do novo equipamento, as leituras do consumo de energia elétrica, geralmente, começam a partir do “zero”. Os seis dígitos que aparecem no visor apresentam os valores referentes à energia. Os zeros à esquerda apenas garantem que todos os dígitos presentes no visor estão funcionais.

  11. O consumo não é afetado pela substituição do contador.

  12. Não, faz parte das obrigações legais da E-REDES informar o seu comercializador de energia sobre a substituição do contador.

  13. Sim, manter e garantir a privacidade dos seus dados é um princípio absoluto para a E-REDES. 
    Os seus dados só poderão ser utilizados para apoiar a gestão da rede elétrica e melhorar a qualidade de serviço.
     

  14. Não, o contador instalado é certificado e aprovado pelas autoridades competentes, o que significa que este não põe em causa a segurança de pessoas e bens.

  15. Se o contador deixou de comunicar automaticamente as leituras, possivelmente existirá um problema com as comunicações do equipamento.
    Comunique a sua situação através da área “Contacte-nos / Contadores / O contador não está a funcionar corretamente” no nosso site.

  16. Comece por verificar se existe luz na rua, se os seus vizinhos têm luz, se tem os pagamentos em dia ou se algum equipamento fez disparar o disjuntor. Se não identificar a origem da avaria, reporte a situação através do Balcão Digital no nosso site.

  17. O Código do Ponto de Entrega (CPE) é uma chave única que identifica a instalação, que pode ser consultado na fatura do seu comercializador de eletricidade.

  18. Sim, através de um pedido de mudança do local do contador que pode ser solicitado através do Balcão Digital no nosso site. Este pedido segue geralmente as etapas abaixo indicadas. Poderá consultar em detalhe cada uma destas etapas, tal como a documentação necessária para solicitar o pedido aqui.

  19. A desselagem do contador consiste na remoção do selo que impede que o mesmo seja modificado e pode ser necessária para um eletricista particular poder executar algum trabalho.
    Pode solicitar a mesma através do "Balcão Digital / Os meus locais / Contadores / Desselagem/selagem" no nosso site. Em alternativa, pode dirigir-se a um dos nossos pontos de atendimento.

  20. Antes de fazer o pedido deve ter em conta:

    • se o módulo HAN que pretende usar respeita os requisitos definidos;
    • se a sua instalação é de consumo de Baixa Tensão Normal;
    • se tem um contador inteligente / EMI integrado na rede inteligente.

    O pedido de acesso à porta HAN do contador pode ser feito diretamente à E-REDES ou através do seu Comercializador, dando-lhe acesso à porta série de comunicação no Balcão Digital. Em ambos os casos, este serviço requer uma desselagem do contador cujo custo associado pode ser consultado aqui. A utilização de um módulo HAN permite aceder aos seus consumos em tempo real, incluindo os de produção, caso tenha painéis solares conectados a esse contador. Desta forma, poderá tomar decisões mais informadas que lhe permitem melhorar a eficiência energética da sua instalação.

    Cada módulo é da exclusiva responsabilidade do Cliente.

  21. Faça o seu agendamento/ reagendamento de visita técnica através da área “Contacte-nos / Visitas Técnicas / Quero agendar / reagendar uma visita técnica”.
    Em alternativa, poderá contactar-nos através da linha de Apoio ao Cliente — 218 100 100 (8h-22h, dias úteis, custo de chamada para a rede fixa nacional), ou dirigir-se a um dos nossos pontos de atendimento.

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Quero consultar os dados da minha instalação

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Clique aqui para ser redirecionado para o mapa e identifique o local onde está a acontecer a situação de risco. Em opção poderá também utilizar a APP da E-REDES.

Reportar uma situação de proximidade com a vegetação

Caso verifique proximidade de uma árvore ou outra vegetação a uma linha aérea, com risco de eventual contacto a curto ou médio prazo clique aqui para reportar esta situação. Em opção poderá também utilizar a APP da E-REDES.

Quero saber quando vou ter o novo contador

Se tem uma ligação em Baixa Tensão Normal (BTN), saiba se a sua instalação se encontra abrangida, para os próximos 12 meses, na campanha de substituição de contador.

Esta consulta pode ser feita através da aplicação chatbot, disponível no canto inferior direito da página, selecionando as opções “Contador” -> “Substituição de Contador”. 

Deve ter consigo o Código de Ponto de Entrega (CPE) referente à sua instalação. Este dado pode ser consultado na fatura do seu comercializador.

Atendimento

Clique aqui e aceda à página com a localização dos nossos pontos de atendimento e horários.

Quero saber quando vou ter o novo equipamento

Se tem uma ligação em Baixa Tensão Normal (BTN), saiba se a sua instalação se encontra abrangida, para os próximos 12 meses, na campanha de substituição de contador.
Esta consulta pode ser feita através da aplicação chatbot, disponível no canto inferior direito da página, selecionando as opções “Contador” -> “Substituição de Contador”. 
Deve ter consigo o Código de Ponto de Entrega (CPE) referente à sua instalação. Este dado pode ser consultado na fatura do seu comercializador.

Pretendo fazer uma desselagem temporária do contador

Aceda aqui ao Balcão Digital para submeter o seu pedido de desselagem.

Quero solicitar um desvio de rede/poste

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Pretendo alterar o local do contador

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