Comercializadores

Comercialização de energia

Consulte informação relativa a dados de consumo e produção e interaja de forma integrada e digital com a E-REDES

A comercialização da energia elétrica em Portugal

Com a liberalização total do setor elétrico em 2006, todos os consumidores de energia elétrica, em todos os níveis de tensão, passaram a poder escolher livremente o seu fornecedor de eletricidade.

Deste modo, passaram a existir comercializadores de eletricidade a atuar em regime de mercado e um comercializador de último recurso no mercado regulado. Este último, garante o fornecimento de energia elétrica a todos os consumidores, sendo as tarifas praticadas fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Pode consultar a lista de comercializadores com quem poderá fazer um contrato de fornecimento de eletricidade aqui.

Licenciados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), compete aos comercializadores gerir a relação comercial com os consumidores finais, nomeadamente, a faturação e o serviço ao cliente.

Os comercializadores e o acesso às redes

Para terem acesso às redes, os comercializadores estabelecem um contrato de uso de redes com a E-REDES, que inclui as condições gerais aprovadas pela ERSE que pode consultar aqui