Continuidade de Serviço

Indicadores gerais de continuidade de serviço
A E-REDES procede à caracterização da continuidade de serviço da respetiva rede de distribuição, através dos seguintes indicadores gerais relativos aos pontos de entrega a instalações de consumo:Para redes de alta tensão: SAIFI AT, SAIDI AT e MAIFI AT.Para redes de média tensão: TIEPI MT, SAIFI MT, SAIDI MT, END e MAIFI MT.Para redes de baixa tensão: SAIFI BT e SAIDI BT.
SAIFI AT MT
Frequência média de interrupções longas verificadas nos pontos de entrega das redes de distribuição (sigla adotada internacionalmente a partir da designação em língua inglesa do indicador System Average Interruption Frequency Index).
SAIDI AT MT
Duração média das interrupções longas verificadas nos pontos de entrega das redes de distribuição (sigla adotada internacionalmente a partir da designação em língua inglesa do indicador System Average Interruption Duration Index).
MAIFI AT MT
Frequência média de interrupções breves verificados nos pontos de entrega das redes de distribuição (sigla adotada internacionalmente a partir da designação em língua inglesa do indicador Momentary Average Interruption Frequency Index).
TIEPI MT
Tempo de interrupção equivalente, referente a interrupções longas, da potência instalada na rede Média Tensão.
END MT
Energia elétrica não distribuída nos pontos de entrega, devido a interrupções longas.
INDICADORES GERAIS

O Regulamento da Qualidade de Serviço define padrões por zona de qualidade de serviço, para alguns dos indicadores gerais, descritos no quadro seguinte:

INDICADORES INDIVIDUAIS

Confira na imagem os indicadores individuais de continuidade de serviço para clientes alta tensão (AT), média tensão (MT) e baixa tensão (BT), e respetivos padrões, por zona de qualidade de serviço. O incumprimento de padrões individuais de qualidade de serviço confere ao cliente afetado o direito de compensação.

Zonas de qualidade de serviço
Os padrões de qualidade de serviço a observar pelo operador das redes de distribuição podem variar conforme as zonas de qualidade de serviço. Para a aplicação do Regulamento da Qualidade de Serviço em Portugal continental, é definida a seguinte classificação de zonas de qualidade de serviço:
Zona A
Capitais de distrito e lugares com mais de 25000 clientes.
Zona B
Lugares com um número de clientes entre 2 500 e 25 000.
Zona C
Os restantes locais.