Projetos I&D

NEXTSTEP — O Posto de Transformação do Futuro

O inovador Posto de Transformação tem como objetivo reforçar a investigação e o desenvolvimento tecnológico e vai nascer na Figueira da Foz.

A operação da rede de distribuição tem vindo a evoluído ao longo dos anos tendo em conta os diversos desafios técnicos e económicos. A necessidade de uma gestão eficiente dos ativos e a de garantir uma qualidade de serviço e de energia cada vez mais exigente, obriga a uma maior capacidade de monitorização da rede de distribuição em particular na rede de Baixa Tensão.


Ao mesmo tempo, a integração crescente de produção distribuída, a eletrificação da sociedade (por ex. a penetração de veículos elétricos) e o armazenamento distribuído, associados a esquemas de gestão ativa do consumo, impõe a implementação de novos conceitos de gestão e operação da rede de distribuição, adaptada à crescente incerteza e variabilidade nas condições de operação da mesma.

Face a estes desafios, o novo paradigma das redes elétricas inteligentes antevê uma rede de distribuição ativa com elevado grau de observação e controlo, através de inteligência distribuída.

NEXTSTEP LOGO

Neste novo paradigma de operação da rede de distribuição, o Posto de Transformação (PT) ganha uma elevada relevância, onde para além das funções mais tradicionais (i.e., transformação de tensão, contagem e corte e proteção) o PT passará a apresentar inteligência local e capacidade de monitorização e controlo automático dos ativos de rede — o conceito de Smart Secondary Substation.


No entanto, a inovação no PT vai muito além da sua infraestrutura de monitorização, controlo e proteção. A melhoria da eficiência da sua operação assim como a capacidade de integração de novos equipamentos de potência, tais como armazenamento distribuído ou ainda novas soluções baseadas em eletrónica de potência exigem a revisão da sua estrutura com base em critérios técnicos, ambientais e económicos.


Com a E-REDES como entidade parceira, o consórcio do projeto NEXTSTEP são: EFACEC Power Solutions SA (Líder), ENEIDA IO., Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, INESC TEC e ITecons.