Notícias

Famílias vão à escola para aprender como apoiar os filhos no ensino digital acelerado pela pandemia

Sessões de formação em curso em 36 agrupamentos escolares por todo o país

Até final de junho, em 36 agrupamentos escolares continuam em aberto as sessões de formação para pais ou encarregados de educação que queiram saber mais sobre as ferramentas digitais utilizadas na educação dos seus filhos. A formação é resultado da iniciativa da Academia Digital para Pais. As sessões agendadas para maio e junho marcam o fim da 1º edição do projeto iniciado em 2020, em parceria com Direção Geral da Educação (DGE).

Concebido para responder às dificuldades criadas pelas aulas à distância impostas pela pandemia, com muitas famílias sem competências digitais para acompanhar os seus filhos nesta nova modalidade de ensino, o programa manteve-se ativo depois de ultrapassada esta necessidade conjuntural. As sessões de formação realizadas desde o fim do confinamento comprovam o interesse de pais, formadores voluntários e professores em apoiar os alunos na transição para um ensino, que embora presencial, é crescentemente digital.

A Academia Digital para Pais conseguiu a adesão de 60 agrupamentos escolares, correspondente a mais de uma centena de escolas localizadas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Os desafios logísticos impostos pelo confinamento condicionaram a realização de algumas das formações agendadas, dado que o projeto privilegia aulas presenciais, de modo a incentivar a aproximação dos pais às instalações escolares frequentadas pelos seus filhos.  

As formações decorrem nos agrupamentos e escolas aderentes até ao final do presente ano letivo, altura em que se conclui a 1ª edição deste projeto de desenvolvimento de competências digitais, destinado a todos os pais ou encarregados de educação de alunos do 1º e 2º ciclo. A Academia Digital para Pais assenta na convicção de que a cidadania digital é indispensável à inclusão social.

Aceda aqui ao regulamento e mais informações.