Notícias

E-REDES e Câmara de Serpa concluem mais uma fase da eletrificação do concelho

A E-REDES concluiu mais uma fase da eletrificação das zonas rurais do município de Serpa, com o apoio da autarquia, levando atualmente a energia elétrica a mais 25 propriedades com habitação/ exploração agrícola na zona a Neta - Pulo do Lobo e criando condições para que outros habitantes e explorações agrícolas tenham também acesso a este serviço público.

O investimento total superou os 554 mil euros, tendo sido suportado em 85% pela E-REDES e os restantes 15% comparticipados pelo município.

A concretização deste projeto teve lugar ontem na cerimónia de inauguração, que decorreu nas instalações da Associação de Moradores da Neta e Pulo do Lobo. Iniciado em fevereiro de 2019, passou pela implementação de 9,350 km de linhas de média tensão para ligação de 8 postos de transformação, com uma potência total de 400 kVA, para a distribuição pelos interessados, foram construídos 9,067 km de redes de baixa tensão.

Hoje cumpre-se mais uma etapa na melhoria das condições de vida dos moradores e dos empresários desta zona. Com a eletrificação de mais uma parte da Serra de Serpa estão a ser criadas novas potencialidades para este território. Sabemos que esta zona do concelho, com uma densidade populacional mais reduzida, tem estado à espera que esta necessidade básica lhe seja suprida, e por isso, temos pressionado e articulado com as entidades competentes para que este tipo de desigualdade seja ultrapassada. Congratulamo-nos com a finalização desta fase, mas esperamos que seja o início de outra, de forma a que todo território da Serra de Serpa venha, a breve trecho, a contar com luz elétrica

Tomé Pires, presidente da Câmara Municipal de Serpa