Notícias

Investimento de 4M€ em nova subestação e respetiva rede de Alta e Média Tensão em Grândola

Infraestruturas vão abastecer cerca de 3,7 mil clientes residenciais e 46 clientes empresariais

A E-REDES deu início aos trabalhos relativos à construção da nova subestação de Arregota Nova e respetiva rede de Alta (AT) e Média Tensão (MT), no concelho de Grândola. Estas infraestruturas elétricas representam um investimento na ordem dos 4 milhões de euros e irão abastecer cerca de 3,7 mil clientes residenciais e 46 clientes empresariais.

A construção da nova subestação de Arregota Nova, infraestrutura da E-REDES que integrará o Sistema Elétrico Nacional, já começou prevendo-se a sua conclusão no primeiro semestre de 2023. A obra arrancou com trabalhos de desmatação e terraplanagem, estando, neste momento, a decorrer a betonagem das fundações do edifício de comando e a preparação dos respetivos pilares e restante estrutura.

Além da nova subestação, que terá uma potência instalada inicial de 20 MVA, irá também ser construída a rede AT, que alimentará a subestação e toda a nova rede MT, que será interligada à rede existente, melhorando a qualidade de serviço nesta zona do litoral alentejano.

Estas novas infraestruturas fazem parte da política de investimento e manutenção na rede elétrica, por parte da Empresa, tendo como eixos principais a melhoria no abastecimento de energia elétrica, o aumento da resiliência da rede, a renovação e reabilitação dos ativos, a automação e digitalização na gestão da rede, a par de medidas de otimização nas operações.