Notícias

70 clientes participam no projeto europeu EUniversal

Projeto de inovação tem um orçamento de 9,8 milhões de euros

Setenta clientes residenciais e empresariais das localidades de Alcochete, Mafra, Évora e Caldas da Rainha vão participar no projeto europeu EUniversal, coordenado pela E-REDES.

Com um orçamento global de 9,8 milhões de euros, o EUniversal está a desenvolver e a implementar um conceito inovador de uma interface universal (que possa ser utilizada por todos os stakeholders, em qualquer lugar) e que garanta a interoperabilidade entre as necessidades de operação do sistema elétrico e as ofertas existentes em mercado de flexibilidade.

Este conceito designado por UMEI (Universal Market Enabling Interface) representa uma abordagem inovadora, adaptável, modular e evolutiva, que será a base para o desenvolvimento de novas perspetivas de negócio, soluções de mercado e, acima tudo, pretende garantir os mecanismos para uma participação ativa dos Consumidores, que estão no centro destes projetos de investigação.

A expectativa é que esta interface seja o primeiro passo para a definição de soluções que possam ser escaladas por toda a Europa e que possa promover a transformação da rede elétrica, ajudando a ultrapassar algumas limitações e preparando-a para acomodar vários cenários futuros decorrentes da eletrificação da sociedade.

O projeto, que conta com a participação de 19 parceiros europeus, de oito nacionalidades, onde se incluem operadores de rede de distribuição de Portugal, Alemanha e Polónia, academias, centros de investigação e consultoria, plataformas de mercado, agregadores, entre outros, foi lançado em 2020 e tem uma duração prevista de 42 meses.

O EUniversal pretende validar e testar as soluções em três pilotos europeus localizados em Portugal, Alemanha e Polónia. No caso particular do piloto Português, os locais escolhidos complementam-se e concorrem conjuntamente para os objetivos do projeto, não só no âmbito das ferramentas e serviços a testar, tais como funcionalidades de redes inteligentes, gestão de congestionamentos, resiliência, resposta do lado da procura, mapeamento de flexibilidade, entre outros, mas também na disponibilização de um meio eficaz para demonstrar a universalidade do conceito UMEI através da interligação real da rede inteligente da E-REDES a duas plataformas distintas de operação de flexibilidade em mercado, bem como a soluções de terceiros para a prestação de serviços de flexibilidade.

A transição energética suporta-se muito na dimensão local, tendo os municípios e as comunidades um papel preponderante na mesma.

A E-REDES foi, em 2020, no setor privado, a empresa portuguesa com maior orçamento do Horizonte 2020 para projetos de Inovação e Investigação (I&I), com cerca de 7,9 milhões de euros, e tem atualmente 8 participações a decorrer em simultâneo.

O projeto EUniversal é financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, ao abrigo do acordo número 864334.