A cerimónia de entrega de prémios da 9ª edição dos Portugal Digital Awards realizou-se no dia 27 de Novembro, no Casino de Estoril, pelas 20h25. Com mais de 340 candidaturas e com 47 projetos finalistas, estes prémios reconhecem o melhor que se faz no digital em Portugal. Esta iniciativa contou com projetos inovadores de todos os sectores de mercado que foram avaliados por um painel independente de jurados.
O FIRMe venceu o Best Digital Ecosystem Project e o InfoAssets ganhou o Best Future of Intelligence Project. A E-REDES está totalmente comprometida com a transição energética, promovendo projetos que fomentem a integração da energia renovável, que capacitem os consumidores a ter um papel mais central e que facilitem novos modelos de negócio.
O FIRMe – Flexibilidade Integrada em Regime de Mercado permite assim, pela primeira vez em Portugal, que diversos agentes de mercado prestem serviços à rede de distribuição, ajustando o seu consumo e produção de energia de acordo com as necessidades da rede. Em situações de constrangimento, os utilizadores que demonstram disponibilidade e interesse recebem instruções específicas para contribuir para a resolução de problemas, sendo remunerados pela sua participação.
O InfoAssets é um projeto piloto, realizado em parceria com a Boston Consulting Group (BCG), utilizou imagens de street view e satélite, aliadas a inteligência artificial, para melhorar a gestão da rede elétrica. Este projeto piloto resultou num mapa digital interativo que agiliza estratégias de gestão, otimiza as operações, acelera o tempo de conexão e facilita a toma de decisões. Esta solução inovadora será agora expandida para toda a rede, assegurando uma maior eficiência e fiabilidade na distribuição elétrica.
Pode consultar aqui a lista completa dos vencedores dos Portugal Digital Awards 2024.