
A E-REDES lançou um projeto piloto de uma solução de carregamento flexível de veículos elétricos em garagens comuns, que evita a necessidade de realizar obras no ramal ou aumento de potência na ligação à rede. Através de uma gestão dinâmica e flexível da potência requisitada do edifício, é possível maximizar o carregamento dos veículos elétricos com menores custos e maior rapidez.
A solução utiliza o conceito de potência flexível ajustada dinamicamente com base no consumo total do edifício. A potência disponível em cada momento é monitorizada e direcionada para a garagem, o que permite o aumento da capacidade de carregamento, sem ser preciso alterar a infraestrutura de rede que alimenta o edifício, o que possibilita uma maior rapidez e menores custos para os utilizadores dos veículos elétricos.
O piloto, em fase de implementação e que entra em operação no primeiro semestre de 2025, é dirigido a entidades fornecedoras de serviços de carregamento de veículos elétricos em condomínios, a quem os habitantes de edifícios com garagens comuns podem contratar este serviço.
Para que seja possível instalar este sistema num prédio, são exigidos alguns requisitos técnicos, desde logo a alimentação da garagem e de todos os carregadores de veículos elétricos tem de ser realizada através de uma única instalação e é necessário que exista um sistema de carregamento inteligente que possa receber, através de uma API o valor máximo de potência disponível em cada momento e ajustar continuamente os carregamentos em função desse valor.
Nesta fase, o piloto prevê a implementação desta solução em sete edifícios, na zona da área metropolitana de Lisboa, e conta com quatro entidades parceiras, que fornecem o serviço de carregamento inteligente nos edifícios, nomeadamente a Smart Energy Lab, a KLC, a EDP Comercial e EVIO.
Entidades fornecedoras de soluções ou sistemas de carregamento de veículos elétricos para condomínios interessadas em saber mais sobre o projeto podem contactar a E-REDES através do endereço de e-mail projetopiloto.flexc@e-redes.pt.