Notícias

Depressão Martinho – 800 operacionais no terreno
Tempestade causou grandes constrangimentos na rede elétrica, com início no dia 19 de março. 

A Depressão Martinho, que assolou Portugal Continental desde o dia 19 de março, provocou grandes constrangimentos no normal funcionamento da rede elétrica. 

A E-REDES ativou, logo nesse dia, o seu Plano Operacional de Atuação em Crise (POAC), com todo o dispositivo operacional dedicado ao estado de Alerta em vigor, em estreita articulação com a Proteção Civil e demais autoridades. 

Para o terreno foram mobilizados 800 operacionais que, durantes estes dois dias, atuaram de norte a sul do país para que a normalização da rede elétrica fosse uma realidade.

A singularidade da E-REDES é particularmente evidenciada nas situações mais adversas, pelo seu espírito de missão e serviço. Nestes dias desafiantes, a nossa equipa e parceiros responderam com firmeza e abnegação, garantindo a reposição da infraestrutura elétrica e demonstrando, mais uma vez, a sua dedicação e resiliência.

Pedro Terras Marques
Gestão da Rede

Cerca das 22:00 do dia 19 de março, os efeitos da Tempestade Martinho começaram a causar grandes constrangimentos na rede elétrica, sobretudo na zona centro sul, progredindo progressivamente para norte, ao longo da madrugada de 20 de março. 
Foi atingido um pico de afetação de clientes, a nível nacional, pela 1h manhã de 185 mil clientes. O número de clientes afetados veio a reduzir consideravelmente e no início da madrugada do dia 21 de março, ainda estavam por regularizar 2 mil clientes, de situações pendentes na rede de baixa tensão.

Os distritos de Coimbra, Leiria, Vila Real, Lisboa e Faro foram os mais afetados no país, apesar de termos tidos problemas de norte a sul do país, maioritariamente focados no litoral.

Foram mobilizados 100 geradores para minimizar o impacto imediato associado a avarias com reparações mais demoradas. Registamos cerca de 400 postes danificados ou partidos, nas redes de alta, média e baixa tensão.

Apesar da rede estar estabilizada, as equipas vão continuar no terreno, a dar continuidade aos trabalhos de reposição dos incidentes de Baixa Tensão (BT) até que toda a situação esteja normalizada e o normal funcionamento de energia reposto. 

Regime Perturbado