Indicadores

Continuidade do serviço

A E-REDES recorre a indicadores gerais e individuais para caracterizar a continuidade do serviço da rede de distribuição.

Respeitando o Regulamento da Qualidade de Serviço, a E-REDES apura vários indicadores que caracterizam a continuidade do serviço da rede de distribuição, para os diferentes níveis de tensão.

  1. Subsecção 1: Quanto à duração

    Interrupção breve – interrupção com uma duração igual ou superior a um segundo e inferior ou igual a três minutos

    Interrupção longa – interrupção com uma duração superior a três minutos

    Subsecção 2: Quanto ao tipo

    Interrupções previstas – as interrupções em que os clientes são informados com antecedência mínima fixada no regulamento de relações comerciais (RRCEEE)

    Interrupções acidentais - as restantes

    Subsecção 3: Quanto à causa

    Casos fortuitos ou de força maior

    Razões de interesse público

    Razões de serviço

    Razões de segurança

    Facto imputável aos operadores de outras redes ou instalações

    Facto imputável ao cliente

    Acordo com o cliente

    Causas acidentais próprias do operador de rede.

  2. SAIFI (alta, média e baixa tensão) - Frequência média de interrupções longas do sistema (sigla adotada internacionalmente a partir da designação em língua inglesa do indicador “System Average Interruption Frequency Index”);

    SAIDI (alta, média e baixa tensão) - Duração média das interrupções longas do sistema (sigla adotada internacionalmente a partir da designação em língua inglesa do indicador “System Average Interruption Duration Index”);

    MAIFI (alta e média tensão) - Frequência média de interrupções breves do sistema (sigla adotada internacionalmente a partir da designação em língua inglesa do indicador “Momentary Average Interruption Frequency Index”);

    TIEPI (média tensão) - Tempo de interrupção equivalente da potência instalada;

    END - Energia não distribuída.

  3. O operador de rede de distribuição deve determinar, em cada ano civil e para todos os pontos de entrega:

    > Número de interrupções;

    > Duração total das interrupções, em minutos.

     

  4. Os padrões de qualidade de serviço a observar pelo operador de rede de distribuição podem variar de acordo com as zonas de qualidade de serviço. Para efeitos de aplicação do Regulamento da Qualidade de Serviço em Portugal continental, é definida a seguinte classificação de zonas de qualidade de serviço:

    • Zona A: capitais de distrito e localidades com mais de 25 000 clientes;
    • Zona B: localidades com um número de clientes entre 2 500 e 25 000;
    • Zona C: os restantes locais.