Ligar à rede
Ligações provisórias
Este tipo de ligação de caráter temporário destina-se tipicamente a instalações para reparações, trabalhos, ensaios de equipamentos, obras e estaleiros.
Apesar da instalação de utilização ter um caráter provisório, a ligação à rede será estabelecida de acordo com as regras técnicas em vigor, ainda que venha a ser desmontada.
A montagem e desmontagem do ramal de ligação temporária à rede de distribuição de eletricidade é da inteira responsabilidade do requisitante, representado por um empreiteiro habilitado para o efeito.
A ligação de instalações de caráter temporário está condicionada à disponibilidade da rede de distribuição e ao cumprimento das normas legais e regulamentares em vigor, não podendo prejudicar a normal exploração da rede nem constituir perigo para pessoas e bens.
No caso de ser possível, o ramal de ligação à rede poderá executar-se definitivamente, seguindo a mesma tramitação da ligação normal à rede em baixa tensão.
Na rede em média tensão não há ramais de ligações provisórias e os pedidos seguem a tramitação prevista da ligação normal à rede em média tensão, sendo feitos através do gestor de cliente da E-REDES que acompanha a ligação.
Os pedidos do requisitante de uma ligação à rede em baixa tensão são feitos de acordo com as regras previstas atrás para ligação à rede em baixa tensão, através dos canais de atendimento.
O início do fornecimento de energia elétrica só poderá concretizar-se depois de cumpridas todas as exigências/requisitos e após celebração de um contrato com um comercializador de energia