Ligar instalações de baixa tensão

Direcionado a clientes residenciais, lojas, escritórios e pequenas empresas.

Dentro da ligação de baixa tensão, pode optar entre uma ligação de baixa tensão normal (BTN), para potências contratadas iguais ou inferiores a 41,4 kVA, e uma ligação de baixa tensão especial (BTE), para potências contratadas superiores a 41,4 kVA.

O primeiro passo é pedir uma ligação em baixa tensão, através do formulário disponível nesta página, que deverá resultar no envio de um orçamento por parte da E-REDES. Após aceitação deste, será estabelecido um contrato entre si (o consumidor) e a E-REDES, na qualidade de operador da rede elétrica. Este vínculo chega ao fim quando for concretizada a ligação à rede e depois do pagamento dos custos associados.

  1. Identificação Cliente
  2. Dados do prédio
  3. Dados do Ramal
  4. Técnico Responsável

Dados do cliente

Morada de correspondência

Declaro que tomei conhecimento das informações aqui disponibilizadas sobre o tratamento de dados
pessoais e autorizo que os mesmos sejam recolhidos pela E-REDES e tratados no âmbito da finalidade indicada.

Autorização a terceiros

Caso seja representante do requerente a submeter o pedido deve fazer download da declaração de autorização e posteriormente anexar a declaração devidamente assinada.

 

Download da declaração de autorização

 


 

Apenas um ficheiro.
Limite de 4 MB por ficheiro.
Tipos permitidos: odf, pdf, doc, docx, jpeg, jpg, png

Ligar a uma casa

Se já está ligado à rede de distribuição, basta celebrar um contrato de fornecimento de eletricidade com um comercializador de energia.

Caso a sua instalação ainda não esteja ligada à rede de distribuição, deve solicitar a ligação à rede elétrica em baixa tensão e o respetivo orçamento.

 A ligação da instalação à rede de energia elétrica deve ser construída tendo em consideração as Soluções técnicas normalizadas e a potência requisitada pelo cliente.

Ligar a Baixa Tensão
  1.   Já está ligado à rede de distribuição

    Basta celebrar um contrato de fornecimento de eletricidade com um comercializador de energia. Consulte o site da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos para conhecer a lista de comercializadores.

     

      A sua instalação ainda não está ligada à rede de distribuição

    Solicite a ligação à rede elétrica em Baixa Tensão e o respetivo orçamento. Faça aqui a simulação de quanto poderá custar a ligação da sua instalação à rede elétrica.

     

     

    Como realizar o pedido

    - Para Requisição de uma ligação em Baixa Tensão, preencha e envie este formulário

    - Para fazer o pedido de Condições de Ligação à Rede, preencha e envie este formulário

    - Poderá também fazer o seu pedido num Ponto de Atendimento E-REDES 

    - Para mais informações consulte o Manual das ligações

     

    Informação e elementos necessários para fazer o seu pedido de ligação

    Instalações definitivas

    -   Cartão do cidadão / bilhete de identidade / passaporte 

    -   Cartão de identificação de pessoa coletiva

    -   Morada de contacto

    -   Número de telefone de contacto

    -   Morada da instalação a ligar com indicação das coordenadas geográficas

    -   Potência a requisitar

    -   Características técnicas da instalação a ligar

    -   Ficha Eletrotécnica preenchida e assinada por técnico qualificado,

    -   Planta topográfica (imprescindível se a morada não for por si só identificadora do local para o qual a requisição é solicitada),

    -   Licença municipal de construção, declaração de entidade competente (Câmara Municipal, Junta de Freguesia) ou caderneta predial que ateste a legalidade da construção.

    Para mais informações consulte a Requisição de Ligação.

    Nos casos em que já recebeu informação sobre a viabilidade do fornecimento de energia, deverá apresentar a comunicação da E-REDES com a indicação do Número  de Identificação do Prédio (NIP).

     

  2. 1. Faça o seu pedido de ligação à rede elétrica

    2. Quer saber quanto custa? Simule o orçamento de ligação da sua instalação à rede elétrica.

    3. Já recebeu o orçamento e aceita as condições e custos. Saiba como fazer o pagamento.

    4. Quais os prazos para conclusão da obra?

    5. Garanta que tem a sua instalação certificada pela Direção-Geral de Energia e Geologia

    6. Último passo! Faça o seu contrato de fornecimento de eletricidade com um comercializador de energia.

  3. Para efetuar o seu pedido de ligação à rede deve ter em consideração a potência que necessita para a sua instalação, mas se este fizer parte de um edifício coletivo, o seu pedido de alimentação deve também considerar a soma das potencias de todas as instalações do edifício.
    Sugerimos que contacte um técnico responsável, eletricista ou engenheiro eletrotécnico, para lhe auxiliar no pedido.

     

    Potências superiores a 41,4kVA
    A partir de potências superiores a 41,4kVA, será necessário uma avaliação prévia das condições de ligação à rede em baixa tensão.
    Para efetuar este pedido de análise prévia das condições de ligação, será necessário que o seu técnico responsável nos envie um e-mail com um conjunto de elementos, que se encontram disponíveis na respetiva área reservada aos profissionais.

     

    Potências inferiores ou iguais a 41,4kVA
    Consideramos que para valores de potência inferiores a 41,4kVA, não será necessário, na sua generalidade, uma avaliação prévia das condições de ligação à rede. Para estes pedidos, a avaliação técnica e definição dos respetivos encargos serão feitos no pedido de ligação à rede elétrica, através do formulário disponível nesta página.

  4. O Código de Ponto de Entrega (CPE) é uma chave única que identifica a instalação e que é enviada ao Cliente após ser concluído o pedido de ligação à rede.
    Se apenas pretende fazer um novo contrato, pode solicitar este código através da área “Contacte-nos / Dados da minha instalação” no nosso site ou ligando para a Linha de Apoio ao Cliente.

  5. A E-REDES disponibiliza um simulador de encargos com a ligação à rede no qual poderá obter uma estimativa dos custos a suportar com a ligação da sua instalação à rede de distribuição. Aceda ao simulador aqui.

    Neste simulador estão incluídos os encargos iniciais (serviços de ligação), assim como os encargos com o orçamento. No orçamento consta a comparticipação nas redes que depende do valor da potência requisitada para a ligação e podem ainda constar elementos de ligação de uso exclusivo (comprimento máximo de 30 metros) e elementos de ligação de uso partilhado.

    Estes custos são fixados pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e atualizados anualmente, não incluindo o custo com a elaboração do projeto de eletricidade, que é da responsabilidade de quem solicita a ligação, quando este for necessário.

     

     

  6. Para novas ligações e aumentos de potência em Baixa Tensão ou Média Tensão, após serem pagos os encargos iniciais, através da referência multibanco que consta na comunicação enviada ao Cliente para o efeito, a E-REDES deverá enviar ao Cliente o orçamento para a ligação num prazo máximo de 15 dias úteis.

    Durante esta fase, caso se verifiquem situações da responsabilidade do Cliente ou de terceiros, que não permitam a elaboração do mesmo, o pedido será colocado num estado de pendência e será enviada uma comunicação com o motivo da mesma.

    O período durante o qual o pedido está pendente não é contabilizado para efeitos de prazo desta etapa.

  7. Os prazos para execução da obra e condições gerais para a ligação serão indicados no orçamento que lhe será enviado, conforme o tipo de ligação à rede efetuado.

     

  8. Sempre que existe uma obra cuja responsabilidade é do Cliente, o mesmo deve recorrer a uma entidade terceira (empreiteiro) autorizada a executar trabalhos na rede de distribuição da E-REDES. Consulte a lista de entidades autorizadas aqui.
    Quando apenas existe a construção de elementos de uso exclusivo, deverá ser o Cliente a promover a execução da mesma. Esta execução deverá ser realizada pelas entidades terceiras anteriormente mencionadas

  9. Sim, é possível desde que a aceitação e pagamento do orçamento tenha ocorrido há menos de 5 dias.

  10. Quando o processo é concluído o Cliente recebe uma comunicação na qual consta o(s) Código(s) de Ponto de Entrega atribuídos à(s) sua(s) instalação(ões). Sempre que a(s) instalação(ões) seja(m) de caráter definitivo, o Cliente deverá garantir que a(s) mesma(s) são certificadas por uma entidade inspetora de instalações elétricas reconhecida pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

    A certificação das instalações é obrigatória para poder efetuar o contrato de fornecimento de eletricidade. Após esta certificação estar concluída e devidamente registada pela entidade inspetora no portal da DGEG (SRIESP), o Cliente poderá contactar um Comercializador e solicitar o contrato de fornecimento de energia elétrica.

  11. Faça o seu pedido através do formulário “Fale Connosco / Desvios de rede e postes”. Em alternativa, poderá contactar-nos através do 808 100 100 (8h-22h, dias úteis, custo chamada local) ou dirigir-se a um dos nossos pontos de atendimento.

  12. Antes de ser efetuado um Pedido de Ligação à Rede (PLR), o requisitante necessita de ter em consideração a potência que irá requisitar para a sua instalação, pois irá condicionar a potência máxima a contratar.

    Definimos o valor de 41,4kVA como a potência requisitada a partir da qual será necessária uma avaliação prévia das condições de ligação à rede em baixa tensão.

    A avaliação do total da potência requisitada corresponde à soma das potências de todas as instalações alimentadas do mesmo ramal, de acordo com coeficientes de simultaneidade previstos nas Regras Técnicas de Instalação Elétrica de Baixa Tensão (RTIEBT), conforme ficha eletrotécnica.

    Caso o prédio seja novo e tenha mais do que um ramal, deve ser entregue informação sobre todas as alimentações previstas, de forma a podermos avaliar a necessidade de definir condições técnicas especiais para as ligações à rede elétrica.

    Pode solicitar um Pedido de Condições de Ligação à rede no formulário disponível acima ou, em alternativa, na área "Contacte-nos" disponível aqui 

  13. Quaisquer encargos com o seu pedido deverão ser pagos através de referências multibanco que lhe serão enviadas para esse efeito.

  14. Poderá contactar-nos através dos números 808 100 100/218 100 100 (8h-22, dias úteis, custo chamada definido pelas condições do seu tarifário) ou, em alternativa, pode dirigir-se a um dos nossos Pontos de Atendimento. Saiba mais aqui.

  15. Elementos de Ligação para Uso Exclusivo

    • Suportado e executado pelo requisitante, até ao comprimento de 30 metros;

    Elementos de Ligação para Uso Partilhado

    • Ramal entre a instalação de utilização e a rede elétrica existente mais próxima;
    • Custos são regulados pela ERSE.
Prestadores de serviços
Obras a Realizar por Entidades Externas na Rede de Distribuição de Eletricidade

Saiba quais as entidades válidas (reconhecidas e/ou qualificadas) para construção de elementos de ligação cuja responsabilidade é do requisitante.

Documentos

Set 2021
Manual de ligações à Rede
Jun 2020
Mailbox - Pedidos de condições de ligação à rede
Ligar uma Unidade de Produção
Hoje, cada Cliente é também um potencial produtor. Saiba como ligar a sua Unidade de Produção à Rede de Energia Elétrica.
Area Reservada Produtores