Leituras

Comunicar leituras

Esclareça aqui as suas dúvidas.

Comunicar leituras
  1. Pode fazê-lo comigo através do menu Leituras, pela nossa APP, pelo número 800 507 507 (24h/dia, chamada grátis), através do nosso site ou através do seu comercializador. A data mais indicada para fazê-lo é recomendada pelo seu comercializador na sua fatura de eletricidade. Caso tenha dificuldade em submeter a sua leitura, contacte a nossa linha 808 100 100 ou 218 100 100 (8h-22h, dias úteis, custo da chamada definido pelas condições do seu tarifário)

  2. 1.     Formulário online de envio de leituras, nesta página

    2.     APP da E-REDES (disponível para Android e IOS)

    3.     Linha de Leituras E-REDES 800 507 507 (todos os dias, chamada grátis)

  3. Contadores inteligentes

    Para fazer a leitura do seu consumo de energia, esteja atento à informação sequencial e automática mostrada no visor do equipamento ou, se preferir, pode fazê-lo manualmente pressionando brevemente o botão de controlo.

     

    Consulte os códigos abaixo apresentados e tome nota dos seus consumos: 

    Código 1.8.1 - Consumo em horas de vazio

    Código 1.8.2 – Consumo em horas de ponta

    Código 1.8.3 – Consumo em horas de cheias  

     

    Se tiver dúvidas pode: 

    1.        assistir ao vídeo;

    2.        consultar aqui o folheto informativo. 

     

    Restantes contadores

    Verifique aqui qual a marca e modelo do contador e siga os passos indicados no vídeo.

  4. Se o contador não está acessível ao leitor, deve-lhe ser facultado o acesso. Se não o fizer, após um período prolongado sem leituras, entraremos em contato consigo e agendaremos uma visita para a realização de uma leitura extraordinária, com custo de 6,64 euros (+ IVA 23%).

    Se se mantiver a dificuldade do acesso ao contador, poderemos proceder à interrupção do fornecimento de energia elétrica, conforme previsto na regulamentação.

  5. As equipas de leitores ao serviço da E-REDES fazem leituras trimestralmente

  6. Deverá dar uma leitura. Pode fazê-lo a partir da nossa APP, através do 800 507 507 (24h/dia, chamada grátis) ou através do nosso site, clicando aqui

  7. A leitura em roteiro normal, efetuada pelos leitores ao serviço da E-REDES com frequência trimestral, não tem qualquer custo para o cliente.

    No entanto, se não for possível o acesso ao contador durante um período alargado, a E-REDES pode realizar uma leitura extraordinária com custos para o cliente, conforme definido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

    Atualmente este custo é de €6,64 (acresce IVA à taxa legal), conforme definido no Regulamento das Relações Comerciais (RRC) e será incluído na fatura de energia elétrica a emitir pelo seu comercializador.

  8. De acordo com os artigos 75.º e 269.º do Regulamento de Relações Comerciais, o fornecimento pode ser interrompido com notificação prévia. Trata-se de uma situação de último recurso e que só se aplica em casos em que não seja facultado o acesso ao leitor repetidamente.

  9. Nesta situação deverá comunicar-nos uma leitura até à data referida na comunicação que recebeu.

    Se continuarmos a não receber qualquer leitura iremos deslocar-nos até à sua instalação na data e horas indicadas na comunicação por si recebida. Nesta deslocação é indispensável a sua presença ou de alguém que o represente para facilitar o acesso ao contador.

    Poderá alterar esta data contactando a nossa linha 808 100 100 ou 218 100 100 (8h-22h, dias úteis, custo da chamada definido pelas condições do seu tarifário) num prazo máximo de 10 dias a contar da data da presente comunicação.

    Se não conseguirmos obter qualquer leitura do contador no prazo de 30 dias após a data de envio da comunicação recebida o fornecimento de energia elétrica será interrompido.

    Para que o fornecimento seja de novo retomado é obrigatória a obtenção de uma leitura e terá de pagar o valor das despesas relativas ao corte e restabelecimento que poderão variar entre €22,38 e €108,68 (acresce IVA à taxa legal), de acordo com os meios utilizados para a sua interrupção, valor que será incluído na fatura de eletricidade do seu comercializador.

  10. Se o seu contador apresenta alguma anomalia pode informar-nos através do formulário Fale Connosco / Leituras e Contadores

  11. Os contadores são da propriedade E-REDES, sendo por isso da sua responsabilidade a decisão de os substituir. Nos casos em que não exista acesso direto ao contador, o cliente deverá sempre facultar o acesso. 

  12. Os contadores são da propriedade E-REDES, sendo por isso da sua responsabilidade a decisão de os substituir. Nos casos em que não exista acesso direto ao contador, o cliente deverá sempre facultar o acesso. 

  13. Sim. Poderá fazê-lo através de um dos formulários do nosso site. Contudo, a leitura extraordinária tem um custo associado de 6,64 (+ IVA).

  14. Se as leituras não estiverem de acordo com o que está registado no contador pode informar-nos dessa situação através do formulário do nosso site Fale Connosco / Leituras e Contadores. Para consultar as suas últimas leituras registe-se na área reservada, clicando aqui. 

Faça o download da app E‑REDES e aceda às funcionalidades disponíveis.

Funcionalidades disponíveis: Enviar leituras, comunicar anomalias, estou sem luz, consultar consumos, notificações e alertas, gerir locais de consumo e contactos.

 

Para download da app:

E-REDES rodapé