Posicionamento

Somos a rede que suporta uma nova mobilidade

O nosso posicionamento estratégico é transparente: vamos ser agentes ativos na mudança para um novo paradigma elétrico na mobilidade em Portugal.

A rede de distribuição de eletricidade é crucial para o crescimento da mobilidade elétrica. A E-REDES pretende estar na linha da frente a apoiar este movimento. Para tal, desenvolvemos soluções de redes inteligentes que representam um crescimento sustentável e eficiente da mobilidade elétrica.

Até 2030 vamos…

 Substituir a frota ligeira da E-REDES por veículos elétricos, o que evita a emissão de 5000 toneladas de CO2;

 Monitorizar a evolução da mobilidade elétrica e dos seus impactos na rede;

 Promover o carregamento inteligente, apoiando o desenvolvimento das opções tecnológicas, regulatórias e comerciais necessárias;

 Fomentar o crescimento do ecossistema da mobilidade elétrica.

 

Que impacto terá a mobilidade elétrica na rede de distribuição?

O crescimento da mobilidade elétrica representa o reforço do papel do Operador de Rede de Distribuição (ORD) e da rede de distribuição, uma vez que os veículos elétricos dependem da existência de uma infraestrutura de carregamento, o que, num cenário de maior penetração de veículos elétricos, levará o ORD a assumir um papel muito relevante enquanto operador das redes locais, facilitador de mercado e gestor de dados de consumo.

 

Como vamos responder a estas alterações?

Vamos garantir sempre o fornecimento de eletricidade sem perturbações. Vamos apostar em soluções de carregamento inteligente para evitar investimentos elevados e o recurso a energias não renováveis, nunca esquecendo as questões de cibersegurança.

 

Segurança da rede elétrica
Garantir a segurança das infraestruturas de carregamento de veículos elétricos

A Rede Europeia de Segurança Cibernética (ENCS) e a Associação Europeia de Operadores de Sistemas de Distribuição (E.DSO) definiram um conjunto de requisitos para garantir a segurança das infraestruturas de carregamento de veículos elétricos. O objetivo passa por proteger a rede elétrica de possíveis hackers que possam causar um apagão através de carregadores de veículos elétricos mal protegidos.

  1. A instalação e disponibilização para uso público e/ou privado pode proporcionar muitos benefícios. Estes serão distintos para edifícios residenciais, via pública, escritórios ou superfícies comerciais, dependendo dos valores, objetivos traçados por cada interessado e as características do local onde o posto de carregamento será instalado.

    Algumas das razões e benefícios que os interessados podem e devem considerar:

    • Atração e retenção de clientes;
    • Reconhecimento corporativo e da marca;
    • Atração e retenção de funcionários e colaboradores;
    • Melhoria da saúde pública;
    • Divulgação de produtos e serviços;
    • Redução das despesas de abastecimento e manutenção de frotas de veículos;
    • Geração de receitas decorrentes de taxa de estacionamento e outros serviços;
    • Geração de receitas decorrentes da operação do posto de carregamento de veículos elétricos;
    • Créditos decorrentes da redução das emissões de carbono.

Regras de ligação de um posto de carregamento de veículos elétricos

Quer saber mais sobre o processo de ligação à rede de um posto de carregamento de veículos elétricos? Consulte o Manual de Ligações à rede.

 

Regulamentação técnica de postos de carregamento de veículos elétricos

Conheça a regulamentação técnica associada às instalações com postos de carregamento de veículos elétricos:

  • Guia técnico das instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos - documento de caráter informativo e orientador, destina-se a fornecer indicações para a conceção, projeto e execução das instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos;

  • Portaria n.º252/2015 - procede à alteração da Portaria n.º 949-A/2006, de 11 de setembro, que aprovou as Regras Técnicas das Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RTIEBT);

  • Portaria n.º220/2016 - estabelece as potências mínimas e as regras técnicas a que devem satisfazer as instalações de carregamento de veículos elétricos em edifícios e outras operações urbanísticas;

  • Portaria n.º221/2016 - estabelece as regras, em matéria técnica e de segurança, aplicáveis à instalação e ao funcionamento dos pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos.

 

Legislação responsável pelo enquadramento da mobilidade elétrica em Portugal

  • Regulamento n.º879/2015 - regulamento da Mobilidade Elétrica para as atividades reguladas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE);

  • Portaria n.º241/2015 - estabelece os requisitos técnicos a que fica sujeita a atribuição de licença para o exercício da atividade de operação de pontos de carregamento da rede de mobilidade elétrica, bem como algumas regras procedimentais aplicáveis à instrução do respetivo requerimento;

  • Portaria n.º222/2016 - estabelece os termos aplicáveis às licenças de utilização privativa do domínio público, para a instalação de pontos de carregamento de baterias de veículos elétricos em local público de acesso público no domínio público.