Os veículos elétricos fazem parte do futuro
Mais eficientes, inteligentes e amigos do ambiente, os veículos elétricos vieram mudar o jogo da mobilidade.
Tipos de veículos elétricos existentes
Veículo elétrico (a baterias)
Veículo que utiliza um ou mais motores elétricos para se deslocar. Estes são alimentados por energia armazenada nas baterias, que podem ser carregadas através de um ponto de carregamento exterior ou da travagem regenerativa. Por norma, as baterias utilizadas neste tipo de veículos têm uma capacidade superior às dos veículos elétricos híbridos e híbridos plug-in.
Veículo elétrico híbrido
Veículo que combina um motor de combustão com um sistema de propulsão elétrico. A presença do sistema elétrico tem como objetivo obter poupanças de combustível relativamente às de um veículo que só contém um motor de combustão interno. O carregamento das baterias é efetuado através da travagem regenerativa ou do motor tradicional. Estes veículos necessitam de combustíveis fósseis para funcionarem.
Veículo elétrico híbrido plug-in
Veículo elétrico híbrido no qual a bateria pode ser recarregada através de um ponto de carregamento exterior. Para além disto, tem a funcionalidade de recarregar as baterias através dos métodos utilizados nos veículos elétricos híbridos. A possibilidade de carregar a bateria através de um ponto de carregamento exterior permite que estes veículos possam ser utilizados sem recurso a combustíveis fósseis, ainda que com uma autonomia elétrica bastante limitada.
Como funciona um veículo 100% elétrico?
Depois de serem ligados a um posto de carregamento ou uma tomada, estes veículos armazenam energia nas baterias, que será depois utilizada pelo motor (ou motores) elétrico. O tempo de carregamento depende da sua capacidade de armazenamento, da potência que o veículo elétrico é capaz de receber e da potência que é disponibilizada pelo posto de abastecimento. Já a autonomia do automóvel depende da capacidade das baterias, da potência do motor e do estilo de condução.
Uma forma inovadora, simples, sem emissões e económica de se deslocar
Muitos são os benefícios proporcionados pela utilização de um carro elétrico.
Saiba mais sobre as suas vantagens.

Experiência inovadora
Um veículo 100% elétrico é silencioso e não possui caixa de velocidades nem embraiagem, o que torna a sua condução mais fácil e confortável. Este tipo de carros tem ainda uma maior capacidade de aceleração, uma vez que a potência máxima do motor está disponível no arranque.
Menores custos de utilização e manutenção
Menor custo de energia por distância percorrida, consumindo cerca de 15 kWh a cada 100 km (~2,5€ em tomada) – valor inferior a 50% do equivalente a diesel e gasolina. Este consumo, assim como a autonomia, variam consoante o veículo utilizado, estilo de condução, temperatura, entre outros.
Mais ecológicos
A pegada ambiental dos carros elétricos é uma das suas principais caraterísticas, visto que tem emissões nulas de CO2 na sua utilização.
Comodidade
Pode carregar o carro onde lhe for mais conveniente. Seja no escritório enquanto está a trabalhar, no parque de estacionamento do supermercado, num posto de carregamento na via pública, ou até mesmo na comodidade da sua casa.
Incentivos financeiros
Existem atualmente incentivos do governo para a aquisição de veículos elétricos:
- Incentivo de €2.250 para aquisição aos primeiros mil veículos elétricos (Orçamento de Estado 2019);
- No caso dos veículos híbridos plug-in com uma autonomia elétrica igual ou superior a 25km, existe uma redução de 75% no valor a pagar pelo imposto sobre veículos;
- No caso dos carros 100% elétricos, o comprador está isento do imposto sobre veículos e do imposto único de circulação;
- Desconto de tarifas de estacionamento em muitas cidades;
- As empresas beneficiam ainda da isenção de tributação autónoma e dedução do IVA. Saiba mais aqui.