Contador Inteligente

A inovação na gestão de energia elétrica

A E-REDES tem como principal missão prestar um serviço público essencial e promover o desenvolvimento das redes de distribuição, com vista à transição energética. Com esse propósito, tem investido no desenvolvimento de novas soluções para elevar a qualidade do serviço e promover o papel ativo dos clientes na gestão dos seus consumos. O contador inteligente é um dos exemplos mais visíveis dessa estratégia.

O que é um contador inteligente?

É um dispositivo inteligente de gestão de energia elétrica, integrado numa infraestrutura tecnológica, que, para além de medir o consumo de eletricidade, permite o tratamento e disponibilização de dados e o apoio ao fornecimento de serviços, através da comunicação remota.

Quais as vantagens do contador inteligente?

O contador inteligente regista o seu consumo de eletricidade a cada momento e comunica-o de forma automática, sem necessidade de intervenção manual. Quando esta funcionalidade estiver ativa, irá receber uma comunicação da E-REDES com essa informação. Até lá, aconselhamos que continue a enviar as leituras do contador, periodicamente.

Vantagens para o Cliente:

  • O registo do seu consumo passa a ser automático. Não necessita de dar leituras todos os meses
  • Os consumos reais são registados e enviados ao seu comercializador para faturação, sem estimativas
  • Pode acompanhar o seu perfil energético e ajustar o seu comportamento
  • As alterações contratuais são realizadas à distância, sem ter de ficar à espera de um técnico da E-REDES 

Vantagens para a E-REDES:

  • A deteção e resolução de avarias é feita remotamente e de forma mais célere
  • Aumento na eficiência no planeamento, manutenção e operação das redes de distribuição
  • A realização de operações remotas permite a redução de emissões de CO2 para a atmosfera

Vantagens para o Comercializador de energia elétrica:

  • Emissão de faturas com base em consumos reais;
  • Oferta de serviços permanentemente adaptados ao perfil do Cliente 

 

Quando é que o contador vai ser substituído na minha instalação?

Se tem uma ligação em Baixa Tensão Normal (BTN), saiba se a sua instalação se encontra abrangida na campanha de substituição de contador de eletricidade através Chatbot, disponível no canto inferior direito da página, selecionando as opções “Contadores” e “Substituição do Contador”.

Deve ter consigo o Código de Ponto de Entrega (CPE) referente à sua instalação que pode ser consultado na fatura do seu comercializador.

Em alternativa, caso queira saber quais os concelhos ou freguesias abrangidas neste plano, pode fazê-lo consultando os ficheiros correspondentes aos planos de instalação.

Notas:

  • A abrangência por concelho/freguesias é parcial, ou seja, nem todos os CPE desse concelho/freguesia serão âmbito de substituição nesse período. A informação por CPE deverá ser obtida através da opção do Chatbot;
  • O planeamento é dinâmico podendo ser alterado por questões técnicas ou de segurança.

Consulte os Concelhos e Freguesias abrangidos pelo Plano de 2022.

Consulte os Concelhos e Freguesias abrangidos pelo Plano de 2023.

Manual do utilizador
Manual do utilizador - Contador Inteligente

Pode verificar os seus consumos energéticos através do contador inteligente. Para aceder a mais informações sobre os códigos que aparecem no visor ou saber o que deve fazer em caso de falha de eletricidade.

COMUNICAR LEITURAS
Comunicação das leituras

Se ainda não recebeu uma comunicação da E-REDES a confirmar que o consumo de eletricidade está a ser registado automaticamente, aconselhamos que continue a enviar as leituras do contador, periodicamente. Veja o vídeo que preparámos para si, com toda a informação relevante.

novo equipamento
Contadores certificados
Contadores certificados

Os contadores inteligentes são certificados, segundo a norma europeia EC Directive 2004/22/EC, referente a instrumentos de contagem de energia, que atesta o seu grau de precisão e fiabilidade.

As marcas e os modelos dos contadores inteligentes a instalar são várias e podem sofrer alterações devido às mudanças de fornecedor ou a evoluções tecnológicas que motivem a instalação de versões mais recentes.

ConatdorCertificado
Instalação
Instalação por técnicos da E-REDES

A instalação do contador inteligente é assegurada unicamente por técnicos ao serviço da E-REDES, devidamente identificados, e não requer o pagamento de qualquer quantia monetária. Em caso de dúvida deve contactar a E-REDES através do Apoio ao Cliente (das 8h às 22h | dias úteis, chamada para a rede fixa nacional) 218 100 100 ou do formulário disponível.

Perguntas Frequentes
  1. A instalação de contadores inteligentes faz parte da missão da E-REDES, enquanto Operadora das Redes de Distribuição, responsável pela prestação de um serviço público de excelência, focado no Cliente e na promoção da transição energética. 
    Os novos contadores possuem uma tecnologia mais avançada que nos permite aumentar a qualidade do serviço que lhe prestamos como por exemplo, a recolha remota de leituras de forma automática. Além disso, reforçamos a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética.
     

  2. A E-REDES tem em curso um plano de instalação de contadores inteligentes, devidamente atualizado, que pode ser consultado aqui.

    Se tem uma ligação em Baixa Tensão Normal (BTN), saiba se a sua instalação se encontra abrangida, para os próximos 12 meses, na campanha de substituição de contadores.

    Esta consulta pode ser feita através do nosso Chatbot, disponível no canto inferior direito da página, selecionando as opções “Contador / Substituição de Contador”. Deve ter consigo o Código de Ponto de Entrega (CPE) referente à sua instalação.

  3. Sim. A E-REDES informa previamente os clientes sobre o período previsto para a instalação do contador inteligente.

    Se quiser saber se a sua instalação está abrangida pela campanha de substituição de contadores de eletricidade nos próximos 12 meses, a consulta pode ser feita através do nosso chatbot, disponível no canto inferior direito da página, selecionando as opções “Contador / Substituição de Contador”. Deve ter consigo o Código de Ponto de Entrega (CPE) referente à sua instalação.

  4. Não. A E-REDES, enquanto Operadora das Redes de Distribuição, tem a responsabilidade de instalar, substituir, operar e efetuar a manutenção do contador inteligente, bem como informar o cliente sobre a sua utilização. 

  5. Os dados recolhidos pelos contadores inteligentes são tratados pela E-REDES, com a devida salvaguarda dos direitos fundamentais do titular dos dados. 

    Estes são utilizados exclusivamente para assegurar o cumprimento das obrigações legais e os interesses legítimos da E-REDES, apenas durante o período estritamente necessário para a prossecução de finalidades de tratamento e com prazos de conservação certos e determináveis. 

    Para mais informações sobre como a E-REDES trata e protege os dados pessoais, poderá consultar a Nota Informativa Geral sobre Tratamento de Dados, disponível no site da E-REDES em privacidade.

  6. Quando esta funcionalidade estiver ativa, irá receber uma comunicação da E-REDES com essa informação. Até lá, aconselhamos que continue a enviar as leituras do contador, periodicamente.

  7. A instalação dos contadores inteligentes é suportada pela E-REDES, enquanto Operadora das Redes de Distribuição, e, como tal, não requer o pagamento de qualquer quantia monetária. A cobrança do contador inteligente só acontece em casos pontuais, quando não está planeada a infraestruturação do seu local de consumo e respetiva envolvência nos 12 meses seguintes.

  8. Sim. A ativação ou desativação do fornecimento de energia elétrica, em que não seja necessária a deslocação de um técnico ao local, pode ser feita de forma remota. 
    O serviço deve ser executado no prazo máximo de 24 horas, a contar do momento da receção da solicitação por parte do comercializador de energia, caso o cliente não tenha indicado data preferencial, ou a partir da hora e data previamente indicadas. Numa situação de urgência, o serviço deverá ser realizado no prazo máximo de 3 horas, após a receção do pedido por parte do comercializador de energia.
    Na impossibilidade de executar o serviço de forma remota, nos prazos máximos previstos, o cliente será informado pela E-REDES ou pelo seu comercializador em 24 horas, para que seja possível agendar uma visita ao seu local de consumo.
     

  9. O pedido de alteração de potência contratada deverá ser feito ao seu comercializador de energia que, por sua vez, irá solicitar a execução desse serviço à E-REDES. 

    Assim que receber uma comunicação da E-REDES a informá-lo que o contador está integrado numa Rede Inteligente, o serviço será executado de forma remota, sem que haja a necessidade de qualquer visita técnica. 

    No caso da alteração do número de fases da instalação (exemplo: Monofásico para Trifásico), as alterações contratuais são todas efetuadas presencialmente no terreno.