Novos Equipamentos de Medição Inteligente

Uma caixa inteligente com vantagens para todos

Por imposição regulamentar a EDP Distribuição agora é E-REDES.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) determinou a separação de imagem entre operadores do mesmo grupo económico no âmbito do setor elétrico, nomeadamente do Operador de Rede de Distribuição, em linha com as indicações da Comissão Europeia. Nessa medida, todas as referências e/ou imagens relativas à EDP Distribuição, a partir da presente data e para os devidos efeitos legais e regulamentares, devem ser interpretadas como referência à E-REDES.

Os novos equipamentos são a ligação da casa dos portugueses à rede de distribuição inteligente. O equipamento de medição inteligente (EMI) é um gestor de energia doméstico que faz muito mais do que contar energia, estando dotado da tecnologia necessária para apoio ao fornecimento de serviços de eletricidade, nomeadamente, a comunicação remota.

A E-REDES tem agora um canal de comunicação bidirecional com o consumidor - um dispositivo inteligente de gestão de energia, que substituirá gradualmente os atuais contadores, sejam estes pontos de consumo e/ou pontos de geração. Com este equipamento em telegestão, a E-REDES fará remotamente todas as operações como leituras, alterações de potência, configurações tarifárias, ligação e desligação. Além disso, a E-REDES também detetará mais rapidamente avarias elétricas na alimentação à sua instalação.

O equipamento de medição inteligentepromove também a participação ativa do consumidor na gestão dos seus consumos, disponibilizando-lhe serviços que se traduzem em eficiência energética e menor custo.

Em acrescento, o comercializador ou empresa de serviços energéticos poderá oferecer aos seus clientes serviços e planos de preços permanentemente adaptados ao seu perfil e necessidades de consumo, bem como, acesso a soluções integradas de domótica para interagir com vários dispositivos de consumo doméstico.

Na integração com a microprodução, os novos equipamentos permitem a consulta de balanços energéticos da habitação, sendo possível ao cliente/microprodutor identificar, de forma simples, os períodos em que é consumidor e os em que é produtor.

Equipamento de Medição Inteligente
Novos Equipamentos Certificados

Os novos equipamentos são certificados segundo a norma europeia EC Directive 2004/22/EC, referente a instrumentos de contagem de energia, atestado do seu grau de precisão e fiabilidade.

Equipamento de Medição Inteligente
Serviços Redes Inteligentes

Funcionalidades que ajudam a gerir os consumos elétricos.