Profissionais

Área reservada

Os profissionais do setor elétrico são os porta-vozes da nossa atividade. É por isso que acreditamos que, juntos, podemos fazer mais e melhor numa relação de confiança e cooperação.

Diariamente, centenas de profissionais trabalham para garantir o fornecimento de energia a todos os lares, hospitais, empresas, escolas, etc. Estes colaboradores são especializados na sua área, assegurando uma eficiente instalação e manutenção das linhas elétricas, um trabalho que na sua maior parte do tempo é complexo e exigente.

Na E-REDES, valorizamos o empenho dos nossos profissionais e tudo fazemos para garantir a sua segurança e bem-estar.

 

Formação básica de segurança

Sendo o nosso objetivo ‘zero acidentes’, o Grupo EDP determinou que todos os trabalhadores de empresas exteriores — trabalhos de construção, manutenção ou demolição nas infraestruturas da produção e distribuição de energia elétrica — têm que certificar-se com a “Formação Básica em Segurança” (FBS).

Desta forma garantimos não só a sua segurança, como a sua qualificação, motivação e produtividade.


O que é a Formação Básica de Segurança (FBS)

Formação exigida pelo grupo EDP, a FBS assegura que todos os trabalhadores têm conhecimentos suficientes para saberem reconhecer e proteger-se dos riscos associados à sua atividade.

Com uma duração mínima de 14 horas, inclui matérias comodireitos e responsabilidades em segurança e saúde no trabalho, práticas de trabalho seguro, ergonomia e controlo de riscos no local de trabalho.

A formação é válida por 5 anos, após os quais deve ser realizada uma nova FBS para revalidação dos certificados.

A FBS constitui um requisito adicional e NÃO substitui a formação técnica e de segurança necessária à correta execução dos trabalhos.


A quem é exigida a Formação Básica de Segurança (FBS)

A FBS é exigida a trabalhadores de prestadores de serviços que executem trabalhos de construção, manutenção ou demolição nas infraestruturas da produção e distribuição de energia elétrica.

Esta exigência não se aplica a:

  • Detentores de formação curricular em Segurança e Saúde no Trabalho, legalmente reconhecida (por exemplo, Técnicos / Técnicos Superiores de SHT, Coordenadores de Segurança).

  • Pessoas que não intervenham diretamente na obra, ainda que tenham de se deslocar à mesma por motivo de auditoria, inspeção, reunião, etc.

 

Segurança de Profissionais
Fichas Técnicas

A E-REDES tem definidas as Fichas Técnicas dos equipamentos de proteção que exige aos seus colaboradores e de prestadores de serviço.

Formação Básica de Segurança
Entidades formadoras reconhecidas

Consulte as listagens sugeridas.

Saiba mais sobre as Formações Básicas de Segurança