O caminho da energia até ao cliente
A energia elétrica chega a casa dos consumidores através da rede de distribuição gerida pela E-REDES.
É através da rede de transporte e de distribuição que os comercializadores de energia fazem chegar a eletricidade a casa dos seus consumidores. A responsabilidade da operação das redes está a cargo da E-REDES.
A rede de distribuição de energia tem sido reforçada e modernizada, de forma a dar resposta a novas exigências, como o crescimento demográfico e a consequente evolução dos consumos. É constituída por linhas aéreas e cabos subterrâneos de alta, média e baixa tensão, garantindo sempre os necessários níveis de qualidade minimizando as perdas das redes.
Como infraestruturas fundamentais da rede temos também as subestações, os postos de seccionamento e de transformação, e as instalações de iluminação pública.
A E-REDES é responsável pela medição dos consumos de energia elétrica, através de contadores colocados nas instalações dos clientes. A recolha de dados é realizada de forma manual, através do fornecimento de leituras ou, por técnicos especializados, bem como, de forma automática, por meio de contadores inteligentes. Estes são facultados a cada um dos agentes de mercado para processamento das respetivas faturas. Contudo, servem para mais fins, tais como: acompanhar perfis de consumo, identificar anomalias e permitir a atuação de forma mais célere na reposição de energia elétrica.