Gestão de ativos

Estamos conscientes dos riscos da nossa atividade

Sabemos que o risco faz parte do nosso negócio, mas não arriscamos a segurança da sociedade, da infraestrutura elétrica e da informação ao mercado.

 

A Rede Nacional de Distribuição (RND) é o nosso maior ativo. Estamos empenhados na sua melhoria contínua, para garantir a excelência dos nossos serviços e a segurança das pessoas. Esta preocupação na gestão dos nossos ativos traduz-se no Plano de Desenvolvimento e Investimento da Rede de Distribuição (PDIRD-E).

O PDIRD-E é um plano de investimentos que permite identificar e quantificar quais os recursos necessários para assegurar que as nossas redes têm capacidade para receber e entregar eletricidade, em segurança e com qualidade. Em simultâneo, deve procurar aumentar a eficiência da rede, bem como as boas práticas ambientais.

O plano é definido para um período de cinco anos e é revisto a cada dois anos.

Na prática, o PDIRD-E responde a cinco vetores de investimento identificados:

Security of Supply
Qualidade de Serviço Técnica
Eficiência da Rede
Eficiência Operacional
Acesso a Novos Serviços

Este plano é acompanhado de uma análise de risco, que avalia os riscos associados ao não cumprimento dos objetivos globais e de cada um dos cinco vetores de investimento. A análise de risco tem em consideração as recomendações da norma ISO 31000, que define os princípios a ter em conta na gestão de risco.