Interrupções do serviço
Interrupções programadas
Garantimos a qualidade do fornecimento de energia elétrica através de interrupções programadas, previamente agendadas e comunicadas aos nossos clientes.
Manter a continuidade e qualidade do fornecimento de energia elétrica é a prioridade da E-REDES.
Para tal, efetuamos trabalhos localizados na rede de distribuição, sendo necessário proceder à interrupção pontual da alimentação de energia elétrica aos clientes.
Nestas interrupções são realizadas manobras, trabalhos de ligação, reparação ou conservação de infraestruturas de rede, sempre que estiverem esgotadas todas as possibilidades de alimentação alternativa a partir de instalações existentes.
Estas interrupções servem, igualmente, para corrigir situações que podem gerar insegurança da rede elétrica e/ou prevenção de avarias.
A E-REDES, ciente do impacto destas ações junto dos clientes, utiliza procedimentos e métodos de trabalho com o objetivo de evitar as interrupções de fornecimento e, quando necessárias, minimizar a sua duração.
Por motivos de segurança, as instalações deverão ser consideradas permanentemente em tensão no período da intervenção.
Todos os trabalhos cumprem um planeamento rigoroso e uma gestão criteriosa de agendamento para causar o mínimo incómodo. São realizados no menor espaço de tempo, frequentemente recorrendo a geradores cujas ligações e desligações geram interrupções de curta duração, três ou quatro minutos. Estas podem repetir-se pelo período horário anunciado nos avisos publicados, onde também estão identificadas as artérias afetadas em cada localidade.
Como resultado desse esforço e segundo o último relatório da CEER — Council of European Energy Regulators —, a E-REDES é classificada como uma empresa europeia de referência por realizar os trabalhos programados com reduzido impacto ao nível das interrupções.
Estas interrupções programadas são inevitáveis para assegurar a exploração da rede apropriada e estão previstas na legislação, nomeadamente no Regulamento de Relações Comerciais e no Regulamento da Qualidade de Serviço.
