Transição digital

Datamite

A transição digital é um dos temas basilares da agenda Europeia, sendo a digitalização do setor energético uma das prioridades de forma a atingir os objetivos do EU Green Deal e do REPowerEU, espelhado no lançamento do COM(2022) 552 “Digitalising the energy system - EU action plan” em outubro de 2022. A rede elétrica é um dos focos da digitalização do setor, no qual está previsto um investimento de EUR 170 B a nível europeu na rede elétrica de distribuição até 2030. A digitalização da rede elétrica irá aumentar o número de pontos de recolha de dados, o que levará a uma maior necessidade de tratamento destes dados, juntamente com a sua disponibilização e partilha com diferentes entidades de forma a garantir uma operação e planeamento da rede eficiente. 

O projeto DATAMITE tem como objetivo principal ajudar entidades de diferentes setores a partilhar, rentabilizar, gerir e reforçar a confiança dos seus dados, através de uma arquitetura composta por um conjunto de módulos (governação, qualidade, segurança e partilha de dados) através do qual será possível facilitar a partilha de dados entre as diferentes partes e onde também será explorado o potencial de monetização de dados. O desenvolvimento é feito através de uma arquitetura interoperável a partir de componentes de código aberto. A aceitação pela comunidade é impulsionada pela disponibilização de interfaces gráficas intuitivas e por documentação pormenorizada e materiais de formação adaptados que abordam aspetos técnicos e comerciais.

Objetivos
  • Ajudar os utilizadores a monetizar, governar e a confiar nos seus dados através do desenvolvimento de uma framework composta por diferentes módulos: data governance, quality, security, sharing, support tools;
  • Explorar novas formas de partilha de dados através do desenvolvimento de conectores, com base no framework de diversas iniciativas relacionadas com os Data Spaces;
  • Explorar o potencial de monetização de dados através da análise do estado da arte dos data markets a nível europeu e dos mecanismos de monetização de dados;
  • Demonstrar o conceito em 3 setores distintos (agricultura, energia, telecomunicações) num total de 6 casos de uso.

 

Âmbito E-REDES

A transição digital é um dos focos principais da E-REDES, sendo a partilha de dados com os clientes e com entidades de diversos setores uma das prioridades. Em outubro de 2022, a E-REDES lançou o portal Open Data, onde é possível aceder a diversos dados da rede de distribuição energética no território nacional. Esta plataforma tem como objetivo principal disponibilizar aos consumidores e a todas as entidades interessadas estes datasets de forma a aumentar a literacia digital e energética dos consumidores referentes aos seus dados de consumo, criar novos serviços com bases nestes dados e também potenciar a investigação e desenvolvimento do setor.

No projeto DATAMITE, a E-REDES é responsável por um dos pilotos do setor energético onde pretende explorar novas formas de partilha de dados, tendo por base o portal Open Data, de forma a: 

  • Aumentar o número de utilizadores dos dados abertos disponibilizados no portal;
  • Descobrir novos canais de partilha de dados com os consumidores e com outros setores, como os Data Spaces;
  • Reduzir os custos de exploração do portal Open Data.

Neste piloto, os datasets recolhidos e processados pela E-REDES vão ser disponibilizados, de forma agregada, como dados abertos através de uma plataforma dedicada. Estes dados, agrupados num data lake, serão adaptados a um conjunto de algoritmos de processamento de dados brutos desenvolvidos no projeto para melhorar os que são utilizados atualmente. De seguida, estes conjuntos de dados serão migrados para o data lake do projeto para criar um ambiente de teste para desenvolver e implementar conectores, utilizando as ferramentas de partilha de dados desenvolvidas no projeto, entre o data lake e outros data spaces. Desta forma, será possível garantir que o acesso simplificado aos dados através de um energy data space, onde se espera enriquecer o espetro de utilizadores dos dados e combiná-los com outras fontes para aumentar o seu valor para a sociedade. Neste projeto piloto, o impacto económico do investimento na ligação a um data space será avaliado do ponto de vista do investimento, da manutenção e do ponto de vista da comunicação.

 

Overall budget: € 5 390 670 46 | Grant Agreement ID: 101074478

Remove Margins
Remove Top margin of the component