Cibersegurança
Novos desafios, a mesma prioridade
Num mundo em constante mutação, a digitalização, os avanços tecnológicos e as redes inteligentes criaram novas oportunidades, mas trouxeram novos desafios que enfrentamos com a segurança de sempre. Porque a segurança das nossas redes é a segurança dos nossos clientes.
Estamos conscientes que a informação que nos é confiada, nomeadamente a sensível, de Clientes, Colaboradores e Negócio, bem como a referente à distribuição de energia, deve ser gerida para assegurar a credibilidade junto dos nossos stakeholders. Nesse sentido, desenvolvemos uma Política de Segurança da Informação alinhada com as melhores práticas e que é base do Sistema de Gestão de Segurança de Informação, onde estão estabelecidos os seguintes objetivos: Assegurar a disponibilidade, integridade e confidencialidade da informação; Garantir os princípios de identificação, autenticação, autorização, não repúdio e auditabilidade; Executar uma eficiente gestão de risco de forma periódica e sistemática; Incorporar a segurança da informação como elemento base da cultura organizacional, capacitando os colaboradores para atuarem como primeira linha de defesa. Garantir a continuidade de operação do negócio face à relevância e criticidade da rede de distribuição.

Seja no email ou no seu navegador de internet, nunca clique em links ou abra anexos de origem duvidosa.
Verifique sempre que os domínios dos remetentes dos emails que recebe estão relacionados com a entidade que os envia.
Verifique que os sites a que acede começam por https://.
Cerca de 80% dos ciberataques começam através de phishing, um crime informático que consiste na distribuição de mensagens de correio eletrónico com ligações para falsos sítios web (instituições bancárias, redes sociais ou outras), para obter dados pessoais dos utilizadores através de pedidos de atualização.

Idealmente, a sua password deve ser formada por vários tipos de caracteres, como letras (minúsculas e maiúsculas), números e sinais de pontuação.
Evite incluir nomes, datas e números de documentos.
Não divulgue a sua password, não a tenha escrita e não use a mesma para diferentes logins, pois se alguém a descobrir para uma conta, conseguirá ter acesso a todas as outras.
As passwords “123456”, “password” e “qwerty” são das mais usadas em todo o mundo. São perigosas por serem pouco complexas e bastante comuns.

Nunca abandone o seu dispositivo sem o bloquear, seja o computador, o telemóvel ou o tablet.
Defina um tempo de bloqueio automático do dispositivo. Assim, mesmo que se esqueça de o fazer, o aparelho bloqueará sozinho ao fim desse tempo (por exemplo, 30 segundos).
Deixar o dispositivo desbloqueado pode permitir que informações importantes sejam roubadas por terceiros.

Tenha cuidado com os dispositivos que liga ao seu computador. Os vírus podem ser espalhados com recursos a USB, discos externos ou telemóveis infetados.
Da mesma forma, não ligue o seu USB ou disco externo a dispositivos que não conhece ou que são utilizados por muitas pessoas.

Guarde as informações mais importantes num dispositivo externo ou numa drive na cloud. Assim, se algo acontecer ao seu computador ou ao dispositivo que tem os seus dados, terá uma cópia de segurança com aquilo de que precisa.
