Otimização carregamento elétrico

XL-Connect

Para 2030, a União Europeia definiu como meta que o número de veículos elétricos (VEs) atinja pelo menos os 30 milhões, com o objetivo de eliminar os combustíveis fósseis do setor dos transportes.

Este acentuado aumento constitui um desafio para o sistema energético europeu, mas, também, uma oportunidade para a utilização de tecnologias como o V1G (carregamento inteligente de veículos), o V2G (Vehicle to Grid/ veículo para rede)  e o V2X (Vehicle to Everything/ veículo para tudo).

Estando, ao longo do dia, maioritariamente estacionados, os veículos podem ser utilizados para o armazenamento de energia, contribuindo para aumentar a estabilidade da rede.

O objetivo geral do projeto XL-Connect é a otimização de toda a cadeia de carregamento de VEs - desde o fornecimento de energia até ao utilizador final - criando benefícios para todas as partes interessadas. Para tal, será desenvolvida uma solução de carregamento a pedido, tendo por base uma rede de carregamento otimizada considerando fatores humanos, técnicos e económicos.

O estudo do comportamento do utilizador, bem como a análise do sistema energético e da rede, servirão de base para previsão do comportamento futuro dos proprietários de VEs e dos operadores de frota, bem como de possíveis vulnerabilidades na rede elétrica e no sistema.

 

Objetivos
  • Otimizar a cadeia de carregamento multidirecional - desde o fornecimento de energia até ao utilizador final – beneficiando todas as partes interessadas.

  • Desenvolver tecnologias otimizadas de carregamento inteligente e estratégias de carregamento e controlo para promover a penetração de VEs em diferentes ambientes e maximizar a satisfação dos utilizadores, a eficiência do sistema energético e a utilização de energia renovável e minimizar as necessidades de reforço da rede e de troca de energia.

  • Desenvolver um gémeo digital preditivo do sistema para apoiar o desenvolvimento de estratégias de carregamento e controlo avançadas e maximizar os benefícios para todas as partes interessadas em diferentes cenários.

  • Desenvolver novos serviços que tenham em consideração as expectativas e o comportamento dos clientes (proprietários de VEs, operadores de frotas) e, assim, melhorar a experiência do utilizador.

  • Demonstrar os conceitos de carregamento inteligente e os novos serviços em diferentes ambientes, incluindo fontes de energia renovável de baixa potência, e alcançar uma redução de 50% na troca de energia com a rede, bem como benefícios mútuos entre setores, como no caso da conversão eletricidade-hidrogénio.

  • Realizar uma avaliação de impacto (operacional, económico, social, ambiental) das diferentes estratégias e tecnologias de carregamento inteligente para as diferentes partes interessadas e avaliar as condições em que as funcionalidades do V2X são necessárias e benéficas em comparação com o V1G.

Âmbito E-REDES

A E-REDES é a líder de um pacote de trabalhos focado na integração das necessidades dos utilizadores na operação do sistema e de três tarefas relacionadas com as implicações da mobilidade elétrica para o sistema e com a integração do carregamento inteligente na rede elétrica. A E-REDES vai, ainda, liderar uma demonstração de resultados do projeto em Portugal, com foco na interoperabilidade entre a rede e as plataformas de carregamento de VEs.

A demonstração portuguesa envolverá 3 cidades portuguesas na validação dos conceitos de carregamento inteligente desenvolvidos. Pretende-se explorar novos padrões de utilização de VEs a nível individual (por exemplo, deslocação para o trabalho) e ao nível das empresas (por exemplo, VEs usados ​​para manutenção e operações).

A demonstração irá também alargar a utilização do conceito UMEI, introduzido no projeto H2020 EUniversal, à comunicação entre os operadores do sistema e as entidades/dispositivos envolvidos no carregamento inteligente, permitindo o desenvolvimento de serviços de flexibilidade através da utilização de mecanismos de carregamento inteligente (V2G, V1G e V2X), assim como a necessária troca bidirecional de dados.

 

Project ID

Liderado por: Virtual Vehicle Research | 24 parceiros & 10 países | Financiado por: HORIZON-CL5-2021-D5-01 (Clean and competitive solutions for all transport modes) | ID Acordo de subvenção:101056756

Início: janeiro 2023

Fim: junho 2026

Orçamento: 8 508 682 €

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