Nós e as Comunidades

Investimos em si

Investimos continuamente em projetos de desenvolvimento socioeconómico local, de modo a assegurarmos um efetivo contributo para o desenvolvimento integrado das comunidades.

É essencial para a E-REDES consolidar o direito social a operar, diminuindo o risco de negócio, através do diálogo e interação com os seus stakeholders.

No exercício da nossa responsabilidade social, esta relação estabelece-se de acordo com os princípios de conduta do Código de Ética e, em particular, da Política de Investimento Social definida pelo Grupo EDP.

Desde 2019 que a E-REDES contribui para o desenvolvimento integrado das comunidades, onde exerce a sua atividade, com programas direcionados para a proteção da biodiversidade, promoção da eficiência energética, inclusão social, modos de vida sustentáveis e acesso à cultura e arte, dando resposta aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS) das Nações Unidas que subscreveu.

A implementação de uma nova estratégia de Investimento Social no Grupo EDP, com efeito, a partir de 2022, contribuiu para a revisão do enquadramento dos programas e iniciativas inseridos no Plano de Investimento Social da E-REDES, organizando-os os em três veículos de investimento com impacto social: 

  • Licença Social para Operar — Surge para dar resposta às realidades e necessidades locais em várias áreas (por exemplo, emergência, educação e formação, inclusão social, saúde, entre outras); 
  • Transição Energética Justa (Acesso à Energia; Pobreza Energética; No One Left Behind; Biodiversidade; Ação Climática) — Focado em projetos que promovem o acesso à energia com conforto térmico e eficiência, mitigando as desigualdades da transição energética, e ainda em projetos nas áreas de proteção de biodiversidade e ação climática; 
  • Otimização do Investimento na Cultura — Direcionado para um programa de valorização da arte e cultura nas comunidades. 

Voluntariado

O envolvimento da E-REDES com as comunidades locais materializa-se também nas várias ações de voluntariado, para as quais a empresa apela a participação das próprias comunidades, sempre que possível. 

Uma das vertentes do voluntariado que a empresa mais tem desenvolvido nos últimos anos é o voluntariado de competências, onde colaboradores da E-REDES apoiam as comunidades com o seu conhecimento técnico.  

Voluntariado

Indicadores 2016-2021

14 138
Horas de voluntariado