Notícias

EDP Distribuição agora é E-REDES

O símbolo “E” ganha dinamismo no meio digital, tornando-se num elemento de energia inesgotável, ligando negócios, empresas e, mais importante, pessoas, numa rede constante de energia, que remete para a função principal da empresa. 

Além da mudança de nome de EDP Distribuição para E-REDES, a nova marca irá contar com um logótipo dinâmico, cuja linha gráfica será marcada pelo novo nome da empresa a preto com a cor amarela em fundo. Com esta alteração de imagem, que deixa de ter elementos de cor ou design comuns a outras empresas do universo EDP, reforça-se a identificação e a singularidade da operadora de redes de distribuição.
Com esta alteração de imagem, que deixa de ter elementos de cor ou design comuns a outras empresas do universo EDP, reforça-se também a identificação, a singularidade e a neutralidade da operadora de redes de distribuição.

O processo de separação de imagem entre operadores do mesmo grupo económico no âmbito do setor elétrico, em linha com as indicações da Comissão Europeia, foi aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a 11 de agosto de 2020, data a que se seguiu o desenvolvimento de um plano de atuação para assegurar a neutralidade de custos e garantir a transição para a nova marca sem qualquer impacto para os consumidores e demais stakeholders. 

Responsável pela gestão das redes de alta e média tensão, cujo concedente é o Estado, e de baixa tensão, através das concessões municipais, a E-REDES opera 228 mil km de rede de distribuição. Para tal, conta com o envolvimento diário e o profissionalismo ímpar de mais de 3 mil colaboradores e de cerca de 4.500 prestadores de serviço para a satisfação de 6,2 milhões de clientes.

Sendo um operador de referência, a nível europeu, na gestão das redes de distribuição de energia e um agente ativo na transição energética, garantindo a prestação de um serviço público essencial de excelência, a E-REDES está empenhada em garantir a prestação de um serviço público essencial, através de um serviço de qualidade, focado no cliente e orientado por uma forte responsabilidade social.

A partir de hoje, a EDP Distribuição, empresa que gere a rede de distribuição de energia em Portugal continental, em regime de concessão, passa a designar-se E-REDES – Distribuição de Eletricidade, SA (E-REDES).

Uma nova marca, a mesma energia em rede. Uma nova marca, a mesma missão:

Garantir fornecimento de eletricidade para todos os consumidores, com qualidade, segurança e eficiência; 

Promover desenvolvimento da rede de distribuição que suporte a transição energética;

Assegurar, de forma isenta, a disponibilidade de serviços aos agentes de mercado.

  1. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) determinou, através do Regulamento n.º 632/2017, de 21 de dezembro de 2017, a separação de imagem entre operadores do mesmo grupo económico no âmbito do setor elétrico, nomeadamente do Operador da Rede de Distribuição, em linha com as indicações da Comissão Europeia. Nesse sentido, a EDP Distribuição, enquanto Empresa operadora da rede de distribuição, tanto em alta tensão e média tensão, como em baixa tensão no setor elétrico, submeteu uma proposta de mudança da marca à ERSE no primeiro trimestre de 2018. Essa proposta foi aprovada pela ERSE a 11 de agosto de 2020 e implementada a 29 de janeiro de 2021.

  2. Além da mudança de nome de EDP Distribuição para E-REDES, a nova marca conta com um logótipo cuja linha gráfica é marcada pelo novo nome da empresa a preto com a cor amarela em fundo. Com esta alteração de imagem, que deixa de ter elementos de cor ou design comuns a outras empresas do universo EDP, reforça-se também a identificação e a singularidade da operadora de redes de distribuição. 

  3. A EDP Distribuição passou a designar-se E-REDES a 29 de janeiro de 2021.

  4. A E-REDES continuará a ser a empresa do grupo EDP, que opera as redes de distribuição de energia em Portugal continental, em regime de concessão. 

  5. O grande desafio deste processo de rebranding é garantir que todos têm conhecimento da alteração do nome e de marca, de modo a que a E-REDES ganhe a notoriedade necessária para assegurar a operacionalidade dos milhões de intervenções presenciais que fazemos no terreno, desde registo de leituras à realização de novas ligações. A rápida associação da nova marca ao operador da rede de distribuição impedirá eventuais recusas de acesso aos nossos operacionais ou até a utilização da marca antiga para práticas fraudulentas de terceiros junto de consumidores menos informados.

  6. O “E” de E-REDES significa energia e a palavra “REDES” traduz, de forma muito clara, o nosso foco numa gestão integrada de toda a rede de distribuição, capaz de garantir fiabilidade, segurança, modernidade e sustentabilidade do sistema elétrico nacional e a salvaguarda do interesse dos consumidores, dos municípios e do país.   

  7. A EDP Distribuição é uma marca sólida, credível e reconhecida por todos os portugueses. A nova marca E-REDES pretende assegurar a continuidade da qualidade do serviço, sem qualquer perturbação para os clientes finais. 

  8. Não. Tendo em conta que a EDP Distribuição apenas mudou de marca para E-REDES, não haverá a necessidade de voltar a facultar à Empresa os seus dados ou a fazer um novo registo na área reservada.

  9. Sim. É a mesma Empresa, com uma nova marca. Pode continuar a entrar em contacto connosco através dos Pontos de Atendimento e das linhas de Apoio ao Cliente.

  10. Sim. Apenas houve a alteração da designação comercial da Empresa.

  11. Qualquer técnico ao serviço da E-REDES está devidamente identificado através do colete e da respetiva credencial. Em caso de dúvida, pode solicitar a credencial ao técnico ou recorrer às linhas de Apoio ao Cliente (800 100 100 ou 218 100 100) para esclarecimento.

  12. A EDP Distribuição passou a designar-se E-REDES a 29 de janeiro de 2021. Como tal, a nova marca já figura em todas as comunicações e contactos com os Clientes.

     

  13. Sim. Qualquer pedido que tenha sido feito junto da EDP Distribuição mantém o mesmo número, apesar da mudança da marca para E-REDES.