Investimento social

Conheça os nossos programas

Assumimos responsabilidades com a comunidade nos seus domínios social, cultural, artístico e ambiental.

Curso de Técnico de Redes Elétricas

 

Tens interesse por redes elétricas e soluções inovadoras? O Curso de Técnico de Redes Elétricas é a escolha ideal para ti! Este é um curso que te confere qualificação de nível secundário, garante 100% empregabilidade e dá-te ainda a possibilidade de ingressares no Ensino Superior.

ilustração com 8 blocos coloridos. Da esquerda para a direita em cima: fundo branco com uma lâmpada amarela com a frase Incluir para Iluminar dentro; bloco roxo com a palavra Atreve-te a branco; fundo preto com uns óculos de realidade virtual; bloco amarelo com a palavra Desafia-te a preto. Em baixo: bloco azul com a palavra Conecta-te a branco; fundo preto com drone amarelo; fundo verde com a palavra Energiza-te a preto; fundo preto com curso de técnico de redes elétricas a branco e logo da E-REDES.
O que é?

Descobre o Programa Incluir para Iluminar da E-REDES: pensado para te acompanhar e ajudar na tua jornada académica, rumo ao sucesso!

Conecta-te! O programa da E-REDES apoia o percurso dos alunos do Curso de Técnico de Redes Elétricas, um curso profissional do ensino secundário que contribui para a tua integração no mercado de trabalho.

Durante o curso, a E-REDES propõe várias iniciativas para reforço do envolvimento com os alunos, professores e escolas , promovendo o ensino profissional de qualidade, ajustado às necessidades do setor. 

Encontra a Escola Secundária com o Curso de Técnico de Redes Elétricas e junta-te a nós! 

Fotografia de uma jovem de cabelos escuros e compridos. A jovem sorri. Usa óculos, veste camisola de malha castanha e blusão de ganga. Na mão direita leva um caderno e ao ombro tem uma mochila castanha. No fundo da foto está uma mancha colorida em tom magenta.
Iniciativas

As iniciativas que a E-REDES desenvolve têm como base os 4 princípios orientadores do programa: Atratividade, Empregabilidade, Reconhecimento e Retenção.
 
Estágios, visitas de estudo, feiras de emprego, eventos, prémios de mérito escolar, entre outras ações.  Durante os três anos do curso terás todo o apoio e ferramentas necessárias para te tornares um técnico qualificado, pronto a entrar no mercado de trabalho. Atreve-te!

Fotografia de um jovem de cabelos curtos, claros. Veste camisola às riscas brancas e pretas. Na mão direita tem um livro e ao ombro esquerdo uma mochila. No fundo da foto está uma mancha colorida em tom azul.
E qual é o papel da E-REDES?

Na E-REDES, estamos comprometidos em capacitar os jovens, trabalhando com as escolas para oferecer cursos que formem profissionais de excelência, dando resposta às necessidades criadas pela transição energética.

Energiza-te! Promovemos o desenvolvimento de competências técnicas no domínio das redes elétricas de distribuição e aplicação prática das mesmas, através da formação em contexto de trabalho, durante as 600 horas de estágio  e diversas visitas de estudo ao longo do curso.

Se gostas de inovação, trabalhar em equipa e queres fazer parte do processo de transição energética em curso, desafia-te e inscreve-te no Curso de Técnico de Redes Elétricas e dá início a esta jornada de aprendizagem e descoberta. 

Fotografia de uma jovem de cabelos loiros. A jovem sorri e tem um ar curioso. Usa óculos claros, veste camisola azul e usa calças de ganga. Na mão esquerda leva dois cadernos e ao ombro tem uma mochila castanha. No fundo da foto está uma mancha colorida em tom verde.
Mapa de Portugal com as localizações das escolas em que há o curso de técnico de redes elétricas apoiado pela E-REDES.
Remove Margins
Remove Top margin of the component

O Curso de Técnico de Redes Elétricas em números

100%
Empregabilidade
11
Escolas abrangidas
152
Alunos
600h
de estágio
Off

Os profissionais de hoje

Antigos alunos e atuais colaboradores da E-REDES deixam uma mensagem sobre o que o curso lhes proporcionou.

Vítor Nunes
Direção Serviço aos Ativos MT BT-Sul
Mateus Reis
Direção Serviço aos Ativos - Norte
Tiago Figueiredo
Direção Serviço aos Ativos - Sul
João Filipe Silva
Direção Serviço aos Ativos - Norte
Pedro Cunha
Área Ativos Mondego
Rafael Loureiro
Área Ativos Porto
Perguntas frequentes
  1. A inscrição pode ser feita através do Portal das Matrículas do Ministério da Educação, entre 15 e 20 de julho. 

  2. Atualmente, a E-REDES apoia o Curso de Técnico de Redes Elétricas das seguintes escolas:

    • Escola Secundária D. Afonso Sanches, Vila do Conde
    • Agrupamento de Escolas de Pedrouços, Maia
    • Escola Secundária de Seia, Seia
    • Escola Secundária de Latino Coelho, Lamego
    • Escola Secundária Dra. Felismina Alcântara, Mangualde
    • Escola Secundária de Condeixa-a-Nova, Condeixa-a-Nova
    • Escola Secundária Avelar Brotero, Coimbra
    • Escola Secundária Camarate, Loures
    • Escola Secundária Padre António de Macedo, Santiago do Cacém (Santo André)
    • Escola Secundária Vila Real S. Antonio, Vila Real de Santo António
  3. No fim do curso irás obter o Nível IV – ensino secundário completo (12.º ano).

  4. O estágio do Curso de Técnico de Redes Elétricas é feito durante o 11.º e o 12.º e pode ser feito com a E-REDES ou com os parceiros de negócios da empresa.

  5. Ao longo dos três anos, a E-REDES propõe um conjunto de iniciativas com o objetivo de reforçar a relação entre as escolas, os alunos e a E-REDES.
    As iniciativas que a E-REDES desenvolve têm como base os 4 objetivos orientadores do programa: Atratividade, Empregabilidade, Retenção e Reconhecimento

    Atratividade:

    • Estágio e aplicação do conhecimento adquirido em sala ao contexto de trabalho. 
    • Visitas de estudo para aquisição de conhecimentos práticos.
    • Promoção de networking em eventos promovidos pela E-REDES.

    Empregabilidade:

    • Formação 1.º emprego - desenvolvimento de competências para a preparação de candidaturas ao 1.º emprego.
    • Feira de emprego para promover a aproximação dos alunos e das empresas.

    Retenção:

    • Entrega de equipamentos individuais aos alunos.
    • Entrega de equipamentos para as escolas.

    Reconhecimento:

    • Prémio atribuído ao melhor aluno de cada escola (valor monetário).
  6. No 10.º ano, o evento Conecta-te, os novos alunos irão conhecer outros jovens, que tal como eles, iniciam o percurso escolar do Curso de Técnico de Redes Elétricas.
    A iniciativa Atreve-te, junta jovens do 11.º do curso num momento de reflexão e de procura de solução para os problemas do setor. 
    No 12.º ano, a iniciativa Energiza-te permite experimentar e aprofundar conhecimentos. No mesmo ano, o Desafia-te, é um evento criado para ajudar todos os jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho. 
     

  7. O técnico de redes elétricas pode trabalhar em empresas públicas, privadas, com necessidades ao nível da manutenção ou reparação de instalações de redes elétricas de distribuição em baixa, média e alta tensão. Além disso, fica apto a realizar trabalhos em redes de telecomunicações, sinalização, construção, entre outros. Pode ainda trabalhar por conta própria ou continuar os estudos e ingressar no ensino superior.

  8. A E-REDES atribui um valor monetário a cada escola, que por sua vez entregará o prémio ao melhor aluno ou grupo de melhores alunos no final de cada curso.