Projetos I&D

Self-Healing Rede MT

Conheça as iniciativas que promovemos para estimular a identificação de oportunidades de I&D.

A E-REDES está a testar soluções de Self-Healing em redes de distribuição MT de cariz subterrâneo e aéreo. 
Este projeto procura desenvolver e testar a evolução do modelo arquitetural FLISR (Fault Location, Isolation and Service Restoration) e de coordenação de proteções (IEC 61850 R-Goose), tendo como objetivo: 

  1. Aumentar eficiência da operação de rede, por via de uma rápida deteção, isolamento de defeitos e reconfiguração de rede, totalmente automatizada (redução do tempo de operação associado a eventos e da END).
  2. Melhorar os indicadores de qualidade de serviço, nomeadamente SAIDI, SAIFI, cavas de tensão, entre outros. Com este sistema deverá ser possível isolar o defeito e realimentar a rede de forma autónoma.

Para implementar estes projetos foi necessário envolver diferentes áreas de conhecimento com o objetivo de digitalizar, sensorizar e automatizar a operação da rede de distribuição. A equipa de projeto, constituída por elementos da E-REDES, entre outros desafios integrou uma solução única em Portugal sem comprometer os normais processos de negócio e contando com o forte envolvimento dos parceiros EFACEC (SH Aéreo) e SIEMENS (SH Subterrâneo).