A E-REDES está a testar soluções de Self-Healing em redes de distribuição MT de cariz subterrâneo e aéreo.
Este projeto procura desenvolver e testar a evolução do modelo arquitetural FLISR (Fault Location, Isolation and Service Restoration) e de coordenação de proteções (IEC 61850 R-Goose), tendo como objetivo:
- Aumentar eficiência da operação de rede, por via de uma rápida deteção, isolamento de defeitos e reconfiguração de rede, totalmente automatizada (redução do tempo de operação associado a eventos e da END).
- Melhorar os indicadores de qualidade de serviço, nomeadamente SAIDI, SAIFI, cavas de tensão, entre outros. Com este sistema deverá ser possível isolar o defeito e realimentar a rede de forma autónoma.
Para implementar estes projetos foi necessário envolver diferentes áreas de conhecimento com o objetivo de digitalizar, sensorizar e automatizar a operação da rede de distribuição. Integrámos uma solução única em Portugal sem comprometer os normais processos de negócio e contando com o forte envolvimento dos parceiros EFACEC (SH para a rede MT aérea) e SIEMENS (SH para a rede MT subterrânea).
Com a implementação real dos projetos, importantes insights foram adquiridos na prova de conceito, tais como:
- disponibilidade acima dos 95%, mesmo em contexto de rede envelhecida;
- identificação de melhorias aos algoritmos usados para lidar com a coordenação de proteções em velocidade elevada, assim como alternativas funcionais para lidar com as limitações de alguns dispositivos legado mais limitados;
- ajustamentos ao procedimento de avaliação da rede após a localização da falha e a identificação da seção da rede a ser isolada.
- Identificados procedimentos de rotina periódicos de verificação de conectividade;
- atualização da caracterização dos dispositivos de rede para maior performance de procedimentos de restauro de sistema;
- demonstração dos méritos da implementação centralizada para controlo e operação de rede;
Considerando os desafios que a rede de distribuição enfrenta com a eletrificação dos transportes e proliferação da geração distribuída, a adoção de soluções de FLISR afigura-se como solução fundamental para apoiar a operação da rede, que se apresenta cada vez mais complexa, sendo esta prevista com a adoção da futura solução de ADMS.
De modo a dar resposta aos novos desafios e aumentar a granularidade da informação associada à operação de rede, temos desenvolvido ainda o projeto RMU Sensing, em complementaridade, de modo a dotar a operação de maiores níveis de informação, em tempo real, permitindo uma maior agilidade no despacho e condução de rede, como nas opções de atuação das próprias soluções de self-healing.
Remove Margins
Remove Top margin of the component
Remove Bottom margin of the component