Projetos I&D

Evolução da Contagem Empresarial

O Sistema de Contagem Empresarial (SCE) tem a cargo recolha dos dados das leituras e Diagramas de Carga de mais de 56% do total da energia que transita nas redes operadas pela E-REDES.

Este projeto, define a nova solução de contagem empresarial inteligente, numa perspetiva end-to-end, dos equipamentos de contagem e de comunicações, aos sistemas e operações, visando a implementação e preparando o futuro roll-out, fazendo a inclusão desta infraestrutura nas Smartgrids desenvolvidas e operadas pela E-REDES, sendo esta uma vertente pioneira na área. 

Em 2021 decorreu a elaboração de requisitos, o detalhe da solução global, da arquitetura e as especificações. Em 2022 e início de 2023 decorrerá a realização consultas ao mercado, testes, pilotos de terreno e preparação do roll-out da solução. 

Especificação do contador para MT/AT

Foi elaborada a futura especificação funcional e de características e ensaios dos contadores para pontos de medição MT e AT. Estes documentos foram partilhados com o mercado e demais interessados, tendo-lhes sido pedido feedback de modo a garantir o alinhamento com os equipamentos já existentes no mercado ou em desenvolvimento.
 

Remove Margins
Remove Top margin of the component

Prova de conceito Router/Gateway IOT

No âmbito dos desenvolvimentos do projeto ECE surgiu a necessidade de dar resposta à implementação de funcionalidades avançadas ampliando as capacidades do metering e fazendo a aproximação ao conceito SmartGrid, viabilizando soluções técnicas que respondem a temas como a observabilidade e serviços de flexibilidade importantes quer na presente futura gestão da rede incluindo controlo da produção distribuída.

Assim, em novembro de 2021, a E-REDES lançou, junto dos parceiros do mercado, o desafio de alcançar um protótipo em dois meses, sem quaisquer custos para a E-REDES. Tal foi conseguido com sucesso e correspondeu à implementação das seguintes funcionalidades demonstradas:

  • Visualização remota online das grandezas medidas no contador; Verificação do ciclo de recolha das medidas e eventos do meter.
  • Criação e reporte remoto de eventos espontâneos das medidas e alarmes.
  • Resposta e envio das grandezas medidas no contador  à supervisão, funcionando em bridge.
  • Visualização no local da informação das grandezas medidas e sincronização nos ciclos de 15 min através de quatro sinais digitais, capazes de assegurar o legacy da disponibilização destes dados para controle do processo do cliente ou também para utilização pelo ORD no local.
  • Criação e reporte à supervisão de evento de falha de alimentação local e envio de sinalização Last Gasp.
     

EMI BTE PLC Prime

A utilização de EMI BTE PLC, aqui prevista é uma solução de contagem empresarial inovadora em Portugal, tendo em 2021 sido ultimada a definição da solução técnica a adotar na aplicação do conceito Inovgrid (BTN) também na BTE, através da utilização de EMI BTE PLC PRIME de ligação semidirecta, com ajustes ao nível do modelo de dados e do hardware (porta HAN e relé de corte) tendo em conta a oferta de mercado existente em Espanha onde tal não é oferecido. 

Em paralelo decorreram conversações com alguns fabricantes para enquadrar o desenvolvimento desta solução, e consequente realização de um piloto e o necessário processo de adequação de sistemas e processos para a recolha e disponibilização de dados de contagem e gestão da rede.