Notícias

João Torres assume funções de assessoria estratégica na Plataforma de Redes da EDP

João Torres vai assumir, a partir de dia 14 de abril, funções de assessoria estratégica para implementação da Plataforma Global de Redes de Distribuição e Transmissão comunicada no âmbito do Plano de Negócios da EDP para 2021-2025. Neste quadro vai também integrar a administração das empresas da Distribuição da EDP Brasil como membro não executivo.

O gestor que esteve à frente da distribuidora de eletricidade, agora denominada E-REDES, nos últimos 15 anos, liderou o investimento realizado na rede elétrica nacional que permitiu a melhoria significativa da qualidade de serviço, com relevante redução de assimetrias regionais, o incremento da eficiência das operações bem como pela implementação de redes inteligentes, nomeadamente com a introdução de novos equipamentos de medição inteligente e forte impulso na automatização da rede. Foi ainda o rosto da empresa em situações de crise, nomeadamente temporais e bem como proximidade com as autarquias que sempre privilegiou. Com visibilidade internacional, pioneiro na preparação das redes para a transição energética em termos europeus, passou pela liderança da Associação Europeia que integra os mais relevantes operadores de rede de distribuição de eletricidade. 

O novo presidente da E-REDES será Ferrari Careto. Licenciado em Economia pela Nova Business School, está na EDP desde 2003, onde foi administrador de várias participadas e onde é atualmente responsável pelo IT e Digital Transformation do Grupo. Entre 2006 e 2012 foi membro do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora das Comunicações, ANACOM. Anteriormente tinha sido administrador de várias empresas no setor das telecomunicações.