Academia Digital para Pais

Academia Digital para Pais 4ª edição

A iniciativa nasce em 2020, em plena crise pandémica e económica, com a pandemia a impor aulas à distância, forçando a rápida adoção de ferramentas digitais para garantir a continuidade do ensino em casa. Este Programa pretende dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos filhos e ainda lhes facultem ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual.

Já em 2021, a ADP lançou a 2ª Edição, e o desafio digital para as famílias de alunos do Ensino Básico deixou de ser o apoio nas aulas à distância, mas sim o de garantir que os pais têm as competências necessárias para entender as novas metodologias de aprendizagem, bem como para ajudar os filhos a gerirem os riscos associados à utilização menos responsável da internet.

O programa continua a promover também uma utilização segura da Internet, das redes e dos computadores, motivada pelo Programa de Digitalização para as Escolas e pelo Plano de Ação para a Transição Digital que se assume como um instrumento de desenvolvimento do país, através da capacitação digital das pessoas, da transformação digital das empresas e da digitalização do Estado.

Alcançada agora a 4ª Edição, pretende‐se continuar a dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos filhos e ainda lhes facultem ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual.

Pretende‐se que as famílias desenvolvam atitudes críticas, refletidas e responsáveis no uso de tecnologias, ambientes e serviços digitais, que desenvolvam competências de pesquisa e de análise de informação disponível na Internet e que melhorem as capacidades de comunicar de forma adequada, aquando da utilização de meios e de recursos digitais. Pretende-se também ajudar as famílias a adotar atitudes críticas e conscientes que permitam a tomada de decisões que favoreçam a poupança de energia e um consumo adequado de recursos naturais.

Numa fase de acentuada transição digital da sociedade, as escolas encontram‐se atualmente envolvidas em processos de modernização tecnológica, numa ótica de desenvolvimento organizacional, bem como para fomentar a inovação e o desenvolvimento do sistema educativo, através da integração transversal das tecnologias digitais nas diferentes áreas curriculares dos ensinos básico e secundário, com vista à melhoria contínua da qualidade das aprendizagens. Torna‐se, como tal, fundamental termos pais e encarregados de educação que consigam acompanhar os seus filhos numa utilização segura e saudável das tecnologias digitais, das redes e da Internet.