Biodiversidade

SafeLines4Birds

SafeLines4Birds é um projecto de 6 anos co-financiado pelo Programa LIFE da União Europeia que visa reduzir a mortalidade não natural de 13 espécies de aves ao longo das linhas eléctricas em França, Bélgica e Portugal.

As principais ameaças a certas espécies de aves incluem colisões com linhas eléctricas, electrocussão e perturbações durante a época de reprodução. Estas ameaças causam a morte de milhões de aves na Europa todos os anos e, nalguns casos, ameaçam seriamente a viabilidade das populações das espécies.

Para combater a colisão, o projecto visa instalar 3880 dispositivos anticolisão nos locais mais perigosos. No entanto, estes dispositivos não são adequados em todas as situações e a sua taxa de sucesso varia em função das espécies ou de factores geográficos. Por conseguinte, serão testados novos dispositivos anticolisão, como o sistema americano ACAS, que utiliza a luz ultravioleta nas linhas eléctricas para as tornar mais visíveis para as aves durante a noite. Além disso, serão testados no âmbito do projecto métodos inovadores de instalação de dispositivos anticolisão, como a utilização de drones. Em alguns casos, as linhas serão enterradas para eliminar completamente o risco de colisão e electrocussão em zonas de risco particularmente elevado.

Para evitar perturbações, as metodologias de manutenção e vigilância da rede serão adaptadas - sempre que possível em função dos períodos de reprodução das espécies-alvo - para melhorar o seu sucesso reprodutivo. Na medida do possível, evitar-se-á sobrevoar os sítios de reprodução e limitar-se-á a utilização de helicópteros.

Todos os resultados recolhidos serão partilhados de forma aberta e normalizada, beneficiando a compreensão das interacções entre aves e redes e a eficácia das medidas de atenuação testadas. Será criada uma plataforma digital aberta SafeLines4Birds para centralizar toda a informação técnica recolhida durante o projecto. Isto facilitará a divulgação de conhecimentos sobre inovações técnicas e equipamentos em toda a Europa e, através disso, apoiará a replicação de acções noutros países.

O sucesso destas acções depende da colaboração de 15 parceiros do consórcio, que incluem Operadores de Redes de Transporte , Operadores de Redes de Distribuição, ONG e peritos científicos de França, Bélgica, Portugal, Alemanha e Estados Unidos.

 

Objetivos

O projecto SafeLines4Birds assenta em quatro objectivos principais:

  • Reduzir a colisão de aves com linhas elétricas;

  • Reduzir a electrocussão de aves por contacto com linhas elétricas;

  • Reduzir a perturbação das aves;

  • Melhorar e partilhar conhecimentos em toda a Europa.

Âmbito E-REDES

A E-REDES tem participado em diversos projetos do Programa LIFE, que têm permitido alavancar a atividade de proteção da avifauna, quer ao nível da correção de linhas aéreas de AT/MT, quer para a aplicação de dispositivos inovadores.

No âmbito do projeto SL4B, entre as principais responsabilidades atribuídas à E-REDES destacam-se:

  • Seleção de linhas elétricas aéreas prioritárias para intervenções de conservação;

  • Participação em sessões de treino para utilização das ferramentas desenvolvidas;

  • Aplicação de soluções técnicas com o objetivo de reduzir a colisão e eletrocussão da avifauna;

  • Avaliação de benefícios ambientais e sociais decorrentes das medidas de proteção a demonstrar;

  • Colaboração em ações de comunicação e disseminação e de envolvimento de especialistas na matéria para recolha e análise de informação relevante para a conservação das espécies.

Project ID

Liderado por: Ligue pour la Protection des Oiseaux

Início: Janeiro de 2023

Fim: Dezembro de 2028

Orçamento: 14 141 546,11

Financiado por: LIFE-2021-SAP-NAT Nature & Biodiversity

ID Acordo de subvenção: 101073826

Remove Margins
Remove Top margin of the component