Contadores Inteligentes
A inovação na gestão de energia elétrica
A E-REDES tem como principal missão prestar um serviço público essencial e promover o desenvolvimento das redes de distribuição, com vista à transição energética. Com esse propósito, tem investido no desenvolvimento de novas soluções para elevar a qualidade do serviço e promover o papel ativo dos clientes na gestão dos seus consumos.
O contador inteligente é um dos exemplos mais visíveis dessa estratégia, visto que permitem ao cliente acompanhar, gerir e alterar o seu consumo de energia de forma a proteger o ambiente e a poupar no orçamento.
O que é um contador inteligente?
É um dispositivo inteligente de gestão de energia elétrica, integrado numa infraestrutura tecnológica, que, para além de medir o consumo de eletricidade, permite o tratamento e disponibilização de dados e o apoio ao fornecimento de serviços, através da comunicação remota. Isto é, gerir energia de forma mais eficiente e com menor custo.
Desta forma, a E-REDES disponibiliza os seguintes serviços:
- Acesso à porta série de comunicação.
- Acesso ao Diagrama de Cargas Pontual (DC Pontual).
- Acesso ao Diagrama de Cargas diário (DC).
- Operações remotas.
Regista o seu consumo de eletricidade a cada momento e comunica-o de forma automática, sem necessidade de intervenção manual. *
Elimina as faturas por estimativa e providencia consumos exatos.
Rastreia facilmente o que o cliente utiliza e gasta. O visor mostra-lhe quanta energia está a utilizar em tempo real.
Encoraja melhores hábitos energéticos. A visualização da energia usada estimula a sua redução.
Ajuda a reduzir a sua pegada de carbono. O cliente pode adotar comportamentos de poupança de energia, reduzindo as emissões de CO2 em sua casa.
* Quando esta funcionalidade estiver ativa, irá receber uma comunicação da E-REDES com essa informação. Até lá, aconselhamos que continue a enviar as leituras do contador, periodicamente.

O registo do seu consumo passa a ser automático. Não necessita de dar leituras todos os meses.
Os consumos reais são registados e enviados ao seu comercializador para faturação, sem estimativas.
Pode acompanhar o seu perfil energético e ajustar o seu comportamento.
As alterações contratuais são realizadas à distância, sem ter de ficar à espera de um técnico da E-REDES.

A deteção e resolução de avarias é feita remotamente e de forma mais célere.
Aumento na eficiência no planeamento, manutenção e operação das redes de distribuição.
A realização de operações remotas permite a redução de emissões de CO2 para a atmosfera.

Emissão de faturas com base em consumos reais.
Oferta de serviços permanentemente adaptados ao perfil do Cliente.

Contadores certificados
Os contadores inteligentes são certificados, segundo a norma europeia EC Directive 2004/22/EC, referente a instrumentos de contagem de energia, que atesta o seu grau de precisão e fiabilidade.
As marcas e os modelos dos contadores inteligentes a instalar são várias e podem sofrer alterações devido às mudanças de fornecedor ou a evoluções tecnológicas que motivem a instalação de versões mais recentes.
Se tem uma ligação em Baixa Tensão Normal (BTN), saiba se a sua instalação se encontra abrangida na campanha de substituição de contador de eletricidade através Chatbot, disponível no canto inferior direito da página, selecionando as opções “Contadores” e “Substituição do Contador”.
Deve ter consigo o Código de Ponto de Entrega (CPE) referente à sua instalação que pode ser consultado na fatura do seu comercializador.
Notas:
-
A abrangência por concelho/freguesias é parcial, ou seja, nem todos os CPE desse concelho/freguesia serão âmbito de substituição nesse período. A informação por CPE deverá ser obtida através da opção do Chatbot.
-
O planeamento é dinâmico podendo ser alterado por questões técnicas ou de segurança.
A instalação do contador inteligente é assegurada unicamente por técnicos ao serviço da E-REDES, devidamente identificados, e não requer o pagamento de qualquer quantia monetária. Em caso de dúvida deve contactar a E-REDES através do Apoio ao Cliente (das 8h às 22h | dias úteis, chamada para a rede fixa nacional) 218 100 100 ou do formulário disponível.

Se ainda não recebeu uma comunicação da E-REDES a confirmar que o consumo de eletricidade está a ser registado automaticamente, aconselhamos que continue a enviar as leituras do contador, periodicamente.